Formas de Ingresso

Pós-graduação em Geologia seleciona candidatos para mestrado e doutorado

Inscrições seguem até 31 de dezembro para ingresso no primeiro semestre de 2023

O Programa de Pós-graduação em Geologia do IGC recebe, até 31 de dezembro, inscrições de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado, com entrada no primeiro semestre de 2023.  As inscrições e as etapas dos processos seletivos, regidos pelos editais regular e suplementar, serão realizadas remotamente.

Pelo edital regular, são ofertadas 10 vagas para mestrado e seis para o doutorado. Duas delas, em cada um dos cursos, são reservadas a candidatos autodeclarados negros, de acordo com a Resolução 02/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG. O edital suplementar rege a seleção de um candidato indígena e de outro com deficiência, no mestrado e também no doutorado. 

Os cronogramas, o formulário eletrônico de inscrição e os editais com todas as informações sobre as etapas e a documentação para inscrição estão disponíveis no site do PPGEOL. Também é possível acompanhar informações do processo seletivo no perfil do Programa no Instagram. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br.

As bolsas de estudos serão concedidas por meio de edital específico a ser divulgado após o encerramento do processo seletivo para ingresso nos cursos.

Prédio do IGC, campus Pampulha, onde cursos da pós-graduação em Geologia estão sediados
Prédio do IGC, campus Pampulha, onde cursos da pós-graduação estão sediados Foto: Lucas Braga | UFMG

Pós-graduação em Geologia
Sediado no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, o Programa de Pós-graduação em Geologia está estruturado em duas áreas de concentração: Geologia Regional e Geologia Econômica e Aplicada. Entre os principais temas de estudo, estão metalogenia, geotectônica, hidrogeologia, geologia ambiental, risco geológico, geologia estrutural, paleontologia, geofísica e geoquímica ambiental. 

Nota 5 na última avaliação da Capes, o PPGEOL teve início em 1988, com a oferta do curso de mestrado. Em 2001, passou a oferecer também o curso de doutorado em Geologia. O Programa já titulou 306 discentes, sendo 242 mestres e 64 doutores.