Formas de Ingresso

Pós-graduação em Gestão do Conhecimento inscreve em regime de fluxo contínuo

Ofertado pela ECI, programa dispõe de 13 vagas para mestrado e doutorado

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, da Escola de Ciência da Informação da UFMG. A seleção para preenchimento de 13 vagas recebe inscrições até as 23h59 do dia 5 de junho.

O processo, que se dá em regime de fluxo contínuo até 30 de setembro, poderá ter novas fases de seleção, se necessário, até o preenchimento de todas as vagas. Os cronogramas serão divulgados no site do programa. Em todos os casos, as inscrições ficarão abertas pelo período mínimo de 30 dias, e os termos do primeiro edital serão válidos.

Prédio da Escola de Ciência da Informação

Prédio da Escola de Ciência da Informação, sede do programaLucas Braga | UFMG

Inscrições
Para efetuar as inscrições, os candidatos devem preencher questionário disponível no site e anexar os documentos solicitados. Entre os itens requisitados, está o formulário de inscrição, que deve ser preenchido, digitalizado e arquivado em formato PDF. Candidatos que optarem pela seleção por reserva de vagas devem apresentar formulário de autodeclaração étnico-racial.

Para efetuar o pagamento da taxa de R$ 172,35, é preciso emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), com os códigos indicados no anexo I do primeiro edital. Pessoas de baixa renda poderão solicitar isenção à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) com, no mínimo, 15 dias de antecedência em relação ao prazo de encerramento das inscrições.

Linhas de pesquisa
Para o mestrado, são oferecidas seis vagas – três delas destinadas a candidatos autodeclarados negros. O doutorado, por sua vez, tem sete vagas, três das quais reservadas ao mesmo grupo.

O programa tem duas linhas de pesquisa. Em Arquitetura & organização do conhecimento, são investigados temas como estrutura e construção de sistemas de classificação, sistemas de classificação universais, metodologias de classificação e indexação, entre outros. Na linha Gestão & tecnologia da informação e comunicação, abordam-se questões relacionadas ao gerenciamento estratégico da informação e do conhecimento, abrangendo sua organização, recuperação e disseminação em contextos digitais e organizacionais.

Etapa única
O processo seletivo terá etapa única de caráter eliminatório e classificatório, em que serão analisadas as publicações acadêmico-científicas do candidato para a atribuição de notas em experiência científica e projeto de pesquisa.

O resultado final será divulgado pela internet no dia 9 de julho. Informações sobre o cronograma de seleção atual e informativos sobre as vagas ofertadas nesse processo constam no edital de segunda chamada.