Pós-graduação seleciona bolsistas para projeto de internacionalização

Vinculada a programa da Capes, iniciativa da UFMG vai promover intercâmbio de professores e doutorandos; recursos somam R$ 55 milhões

Quatro modalidades de apoio vão contemplar 57 programas de pós-graduação
Estudante de doutorado em laboratório do ICB: quatro modalidades de apoio vão contemplar 57 programasLucas Braga/UFMG

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) receberá, de 1º de março a 15 de abril, as inscrições de candidatos às bolsas referentes ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Capes. A UFMG contará com cerca de R$ 55 milhões, em quatro anos, para enviar professores e doutorandos ao exterior e receber professores e pesquisadores estrangeiros.

Na UFMG, 57 dos 67 programas de pós-graduação elegíveis (com doutorado e notas de 4 a 7) participam do PrInt . Eles integram 28 projetos de quatro grandes "desafios contemporâneos": Sustentabilidade, manejo de risco e governança; Novas tecnologias e fronteiras da ciência; Saúde e bem-estar; Direitos humanos.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Silvia Alencar, o objetivo da UFMG, ao alocar grande parte dos recursos do PrInt para mobilidade, é investir na qualificação das pessoas. “Consideramos que esse é o maior benefício a ser alcançado com os recursos disponíveis. Pesquisadores e grupos terão oportunidade de interagir com seus pares de outros países dedicados a projetos de relevância e impacto social”, comemora a pró-reitora, acrescentando que esta é uma grande chance também de promover a transdisciplinaridade, uma vez que os pesquisadores estão descobrindo grupos de áreas diferentes que se interessam pelos mesmos temas.

Editais
Os quatro editais serão lançados a cada ano. O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior prevê 810 meses de bolsas que serão implementadas em 2019, e os contemplados poderão passar de seis meses a um ano no exterior.

O programa Professor Visitante no Exterior vai apoiar temporadas de docentes com até dez anos de doutorado (júnior) e com mais de dez anos (sênior). O objetivo é, no primeiro caso, propiciar uma experiência que muitas vezes o jovem professor ainda não teve; no segundo caso, criar oportunidade para fortalecer colaborações. Há 192 meses de bolsa para professor júnior e 138 para sênior, com implementação em 2019.

O Programa Doutor com Experiência no Exterior pretende trazer à UFMG, para estágios pós-doutorais, pesquisadores com experiência no exterior – brasileiros ou estrangeiros, residentes ou não lá fora – e jovens com currículo excepcional, brasileiros ou estrangeiros, que residam no exterior. Estão reservados para essa modalidade 570 meses de bolsa, também com início em 2019. São temporadas de 12 meses, e os contemplados podem se recandidatar para até mais dois períodos, nos editais seguintes.

Por fim, o edital do Programa Pesquisador Visitante do Exterior oferece 29 bolsas de 15 dias para acadêmicos estrangeiros de renome atuarem na UFMG em 2019. Eles poderão vir até três vezes ao longo dos quatro anos de duração do projeto Capes/PrInt na UFMG.

Experiência e impacto
Consultores ad hoc vão avaliar as candidaturas, com base em critérios como potencial de impacto da pesquisa, experiência dos candidatos e potencial para aumento da colaboração entre grupos de pesquisa da UFMG e no exterior. Essa avaliação passará ainda por comitê gestor formado pelo pró-reitor de Pós-graduação, Fábio Alves, pelo diretor de Relações Internacionais, Aziz Saliba, pelos professores Ado Jorio (área de exatas), Ricardo Santiago (saúde) e Dalila Oliveira (humanidades), além de Colin Grant, da Queen Mary University, de Londres. A decisão deverá ser referendada pela Câmara de Pós-graduação.

O resultado dos editais será divulgado em 10 de julho, e os bolsistas sairão e chegarão no período de setembro a dezembro deste ano.

Leia os editais.

Veja a matriz que cruza "desafios contemporâneos" e eixos temáticos:

...

Pró-reitoria de Pós-graduação