Saúde

Posto do campus Saúde estende vacinação para o período noturno

Unidade instalada na Escola de Enfermagem no fim de junho já imunizou mais de quatro mil pessoas contra a covid-19

.
Na última semana, o polo da Enfermagem vacinou cerca de 300 pessoas por dia Escola de Enfermagem | UFMG

A partir desta segunda-feira, 2 de agosto, o polo de vacinação contra covid-19 mantido na Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), terá novo horário de funcionamento: das 12h às 20h.

O polo de vacinação, que iniciou suas atividades no dia 28 de junho, é um projeto institucional na modalidade de extensão, que envolve docentes de todos os departamentos da Escola e estudantes dos cursos da área da saúde da UFMG. A imunização, que segue o cronograma estipulado pela PBH, ocorre de segunda a sexta-feira, na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, 1º andar, bairro Santa Efigênia.

“A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e nove universidades do município tem sido essencial para a organização da estratégia de vacinação. Ampliar o horário para o período noturno representa mais uma oportunidade para que as pessoas não deixem de se vacinar. Essas unidades de vacinação ficam na região central e são de fácil acesso”, justifica a subsecretária de Atenção à Saúde, Taciana Malheiros.

A coordenadora do projeto de extensão, professora Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, informa que, em um mês de vacinação, mais de quatro mil pessoas já foram imunizadas na Escola de Enfermagem. Ela espera que a ampliação para o período noturno contribua para melhorar o acesso às vacinas contra covid-19, principalmente entre as pessoas que trabalham no horário comercial. “Nesta última semana, recebemos uma média de 300 pessoas por dia. Estamos há um mês engajados nesse trabalho muito intenso e com grandes repercussões para a saúde da comunidade. Temos uma equipe de alunos e professores muito comprometida, capacitada e capaz de acolher as pessoas que têm procurado o polo de vacinação”, ressalta a professora.

Segundo a PBH, as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre conferir os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocarem aos postos de imunização.

Na Pampulha
Desde março, a Prefeitura mantém, no campus Pampulha, um posto de vacinação em sistema de drive thru, em que a aplicação das doses é feita sem que a pessoa precise sair do automóvel. A estrutura é operada com apoio do Departamento de Assistência à Saúde do Trabalhador (Dast) da UFMG.

Rosânia Felipe | Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem