Institucional

PRAE UFMG comemora 6 anos de ações e promove programação especial no Novembro Negro

"Identidade e Identificação Racial no Contexto da Política de Reserva de Vagas" é tema de conferência no dia 10 de novembro

Conferência
Conferência "Identidade e Identificação Racial no Contexto da Política de Reserva de Vagas" Foto: Divulgação/ CAC UFMG

Durante o mês de novembro a UFMG realiza, em referência ao Mês da Consciência Negra, o Novembro Negro, iniciativa que reúne a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Pró-reitoria de Extensão (Proex), a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Centro de Convivência Negra e o Movimento Negro da UFMG. Com o tema “Orgulho de ser – enegrecer para renascer”, a programação este ano é online e traz palestras, debates, podcasts, espetáculos de música e artes cênicas, dentre outras atividades. 

Integrando a programação, será realizada neste dia 10 a conferência "Identidade e Identificação Racial no Contexto da Política de Reserva de Vagas", com participação da professora Licinia Maria Correa, Pró-Reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Lívia Sant’Anna Vaz, promotora de justiça do Ministério Público da Bahia e doutoranda em ciências jurídico-políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do professor Rodrigo Ednilson de Jesus, presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão da UFMG. A proposta da conferência é esclarecer e debater diferenças entre identidade no pertencimento e identificação racial e como esses conceitos se inserem na Política de Reserva de Vagas na universidade. 

Além disso, a PRAE, órgão importante na promoção de ações afirmativas na UFMG, completa nesta semana 6 anos de existência. Criada em 11 de novembro de 2014, a pró reitoria foi uma reivindicação histórica do movimento estudantil na UFMG e atua em 3 eixos: ações afirmativas, assistência estudantil e apoio a projetos de estudantes.

Para saber mais sobre a conferência "Identidade e Identificação Racial no Contexto da Política de Reserva de Vagas" e os 6 anos da PRAE, o programa Expresso 104,5 recebeu em entrevista a professora Licinia Correa, Pró-Reitora adjunta de Assuntos Estudantis.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A conferência "Identidade e Identificação Racial no Contexto da Política de Reserva de Vagas", será transmitida no dia 10 de novembro, às 19h00, pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG no YouTube.

A programação completa do Novembro Negro pode ser encontrada na página da iniciativa.


Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória