Práticas inovadoras são apresentadas no Encontro de Extensão

Cinquenta e nove trabalhos foram avaliados por comissões temáticas; premiados serão anunciados no encerramento da 29ª Semana do Conhecimento

Sala em que foram apresentados e avaliados projetos relacionados à agricultura familiar e economia popular
Sala virtual em que foram apresentados e avaliados projetos relacionados à agricultura familiar e economia popular Reprodução / Teams

Os estudantes selecionados na fase preliminar do 23º Encontro de Extensão reuniram-se virtualmente na tarde desta quarta-feira, dia 21, para apresentar suas experiências a comissões temáticas representativas das linhas da extensão universitária.

Foram expostos 59 trabalhos, distribuídos em salas virtuais com a participação de autores, coautores, coordenadores, estudantes, técnicos e avaliadores, que integraram as comissões de Comunicação e Cultura, Direitos Humanos e Meio Ambiente, Educação, Saúde e Tecnologia e Produção/Trabalho.

O bolsista e estudante de Teatro da UFMG Bruno Aguiar Pimenta da Silva discorreu sobre o seu envolvimento em experiências de ensino, pesquisa e extensão no programa Encontros com arte, vinculado ao Centro Pedagógico da UFMG. A iniciativa atua há 16 anos na promoção de atividades artísticas e culturais. Para fazer frente aos desafios atuais, Bruno falou do evento Palco Aberto #EmCasa. “O projeto já existia presencialmente, mas foi promovido no blog do programa para acolher a comunidade escolar, ressignificar o isolamento social e possibilitar a fruição da arte”, afirmou.

Primeira infância
Participante do programa Primeira infância plena, Ana Maria Marques, do curso de Enfermagem da UFMG, relatou os resultados e produtos desse projeto que presta assistência a famílias e bebês prematuros ou nascidos abaixo do peso.  “Como acadêmica da área da saúde da criança, é gratificante e agregador dialogar com a comunidade e assistir as famílias no momento em que mais precisam de apoio”, destacou.

A atuação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) na assistência técnica a pequenos produtores leiteiros no Norte de Minas foi evidenciada pelo graduando de Zootecnia Valdo Soares Martins Junior. Ele relatou que, “com técnicas adequadas de manejo e higienização e ‘quebras’ de barreiras, o projeto tem sido determinante para o fornecimento de leite de qualidade à indústria e maximização de resultados dos produtores familiares".

As apresentações de ontem encerraram as rodadas de exposição on-line do 23º Encontro de Extensão. Os estudantes estão agora na expectativa do anúncio dos 16 trabalhos mais bem avaliados, que receberão o prêmio Destaque da extensão 2020 na sexta-feira, dia 23, no encerramento da 29ª Semana do Conhecimento.

Com Assessoria de Comunicação da Proex