Pesquisa e Inovação

Pré-sal é tema de mesa-redonda que integra atividades complementares

Evento reunirá professores e ex-diretor da Petrobras nesta sexta-feira, 15

Plataforma de petróleo da Petrobras
Plataforma de petróleo da Petrobras
Felipe Dana / Agência Petrobras - Fotos Públicas

Mais de um milhão de barris de petróleo já são extraídos da camada do pré-sal, e o programa Pré-sal, dimensionado para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico do país, é alvo de interesses econômicos os mais diversos. A mesa-redonda Potencial e o modelo de exploração do pré-sal reunirá especialistas para discutir o futuro e o presente da exploração das jazidas de petróleo, na sexta-feira, 15 de setembro, a partir das 19h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

O evento, que integra as Atividades Acadêmicas Complementares no turno noturno, terá a participação de Guilherme Estrella, ex-diretor de exploração da Petrobrás e ator importante da construção e consolidação das estratégias de exploração das jazidas, Klaus Dalgaard, professor de Ciência Política da UFMG e especialista em políticas energéticas, e Cláudio Scliar, professor aposentado do Instituto de Geociências da UFMG e ex-secretário de Geologia do Ministério de Minas e Energia.

Os convidados debaterão os desafios científicos e tecnológicos encarados como oportunidade para as universidades e institutos de pesquisa brasileiros e temas como as regras para concessões de exploração, a política de conteúdo local e o destino dos recursos obtidos. 

O evento é gratuito e aberto ao público amplo, mas as vagas são limitadas à capacidade do auditório (145 lugares), daí a necessidade de inscrições prévias, que devem ser feitas por meio de formulário on-line.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6653, pelo e-mail info@ieat.ufmg.br e no site do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), que promove o evento.

Com setor de divulgação do IEAT