Prêmio nacional de fotografia estimula popularização da ciência

Inscrições estão abertas até 18 de janeiro

Imagem do grafeno realizada por microscópio de varredura por sonda Scanning ProbeMicroscopy
Imagem do grafeno obtida por microscópio de varredura por sonda Scanning ProbeMicroscopy Bernardo Neves / UFMG

Ciência, tecnologia e inovação são os temas da oitava edição do Prêmio Fotografia Ciência e Arte, promovido pelo CNPq.  Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores. As inscrições podem ser feitas até 18 de janeiro, no site da iniciativa

Segundo os organizadores, o objetivo da premiação é contribuir para a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.  Além disso, revela talentos e reflete uma tendência relativamente recente no âmbito científico mundial, que é a de associar as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre a pesquisa científica.

Os candidatos poderão concorrer em duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e por instrumentos especiais (lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raios-x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET Scan e tomografia computadorizada.).

Os vencedores receberão prêmio em dinheiro, no valor de R$ 8 mil, R$ 5 mil e R$ 2 mil. O primeiro colocado de cada categoria terá direito à passagem aérea e hospedagem para participar da 71ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, onde vão expor suas imagens e receber a premiação.

Mais  informações podem ser obtidas pelo e-mail pfoto@cnpq.br ou no próprio site do prêmio.