Pesquisa e Inovação

Prêmio reconhecerá contribuições e inovações para a ciência e tecnologia brasileira

Vencedores de cada categoria receberão R$ 500 mil

Pesquisador em laboratório no ICB
Pesquisador em laboratório na UFMG: inscrições podem ser feitas individualmente ou por indicação de instituiçõesLucas Braga | UFMG

Com o objetivo de incentivar a produção de ciência e tecnologia no país e reconhecer o legado de pesquisadores, o Prêmio CBMM chega à sua terceira edição. A premiação é destinada a profissionais de todo o país que tenham desenvolvido produtos, processos, metodologias ou serviços inovadores no campo da ciência.

A participação pode ser oficializada por inscrição individual voluntária ou por indicações de instituições acadêmicas, associações e empresas. Os interessados têm até 18 de março para se inscrever e até 18 de abril para enviar seus currículos e textos descritivos.

São duas as categorias de premiação: Ciência, para pesquisadores que puseram o Brasil em destaque no cenário científico mundial, e Tecnologia, destinada aos profissionais que geraram relevância nacional no desenvolvimento de aplicações práticas. Os vencedores de cada uma das modalidades receberão prêmio de R$ 500 mil.

Neste ano, a comissão julgadora, formada por sete profissionais de diversos campos da ciência, passa a contar com a participação da biomédica Helena Nader, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências. A banca levará em conta critérios como criatividade, originalidade e impacto para a área científica.

Informações adicionais e o regulamento do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia estão disponíveis na página do concurso.