Extensão

Presépio do Pipiripau reabre neste mês com visitas agendadas

Sessões serão limitadas a seis pessoas por causa da pandemia

cav
As sessões serão de quinta-feira a domingo, até o dia 20 Foca Lisboa / UFMG

O Presépio do Pipiripau, instalado no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, está sendo reaberto neste mês. As sessões ocorrerão de quinta a domingo, até o dia 20 (dias 5, 6, 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20). Haverá seis sessões diárias: às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

As visitas exigem agendamento, com limite de seis pessoas em cada sessão. Os ingressos deverão ser retirados até as 17h da véspera da visita. Na sexta-feira, deverão ser retirados os ingressos das sessões de sábado e do domingo. Cada visitante poderá retirar até três ingressos para uma única apresentação.

O ingresso, que poderá ser apresentado impresso ou no celular, será conferido na portaria do Museu, juntamente com um documento de identificação do visitante. 

Patrimônio afetivo
“Reconhecemos o presépio como patrimônio cultural e afetivo da população mineira. Todos os anos, no mês de dezembro, recebemos milhares de visitantes de todas as idades que querem rever ou conhecê-lo. Neste ano atípico, tivemos de nos privar de muitas coisas, e a reabertura temporária foi uma forma que encontramos para preservar o contato das pessoas com o presépio, que se baseia na fruição da arte e na prática da fé e da esperança”, afirma a diretora pró-tempore do MHNJB, professora Mariana de Oliveira Lacerda, ao justificar a reabertura do Pipiripau.

Mariana Lacerda informa que as visitas ocorrerão apenas no período que antecede o Natal e serão interrompidas durante as férias. “Tudo foi planejado com rigor e cuidado sanitários”, garante a professora, acrescentando que autorização de reabertura está ancorada nas diretrizes do Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto e na resolução sobre as atividades de extensão.

Segurança
O uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência no Museu. São recomendadas a higienização frequente das mãos e a manutenção de distância de segurança entre os usuários. Os bebedouros só estarão operando para abastecimento de recipientes. Cada pessoa deve levar sua garrafinha.

Não é recomendável a visita de pessoas acima de 60 anos, grávidas ou portadores de doenças crônicas, que compõem o principal grupo de risco do novo coronavírus.

As trilhas na mata, a cantina e as demais exposições permanecerão fechadas ao público. A visitação será restrita à sessão do Presépio do Pipiripau, com duração média de 15 minutos.

[Notícia atualizada em 4/12/2020, às 15h10]