Presidente do Senado destaca desempenho da UFMG na avaliação do Inep

Em pronunciamento em plenário, Rodrigo Pacheco enalteceu atuação histórica da Universidade na difusão do conhecimento

Rodrigo Pacheco:
Rodrigo Pacheco: UFMG é motivo de orgulho para o povo mineiroFoto: Jonas Pereira | Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, homenageou a UFMG, nesta terça-feira, dia 16, por ter sido a universidade federal mais bem avaliada no Brasil no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021. O IGC é o indicador de qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que mede o desempenho das instituições de educação superior.

Em pronunciamento no plenário, Pacheco saudou a UFMG na pessoa da reitora Sandra Goulart Almeida, afirmou que a Universidade é motivo de orgulho para o povo mineiro e e que a educação é caminho para o avanço do país. O presidente disse ainda que a educação é uma dimensão prioritária para o Congresso.

“A UFMG tem contribuído para a difusão de conhecimento desde a sua fundação em 1927. Nesta oportunidade, gostaria de enaltecer o papel da universidade e da educação para o desenvolvimento do nosso país e para o avanço civilizatório de nossa nação. A educação é o caminho para o futuro do Brasil que queremos e que merecemos”, ressaltou.

A avaliação
Na última avaliação do Inep, divulgada em 28 de março, a UFMG manteve o IGC máximo, 5 (as faixas variam de 1 a 5), conceito que vem obtendo desde 2007, quando o índice foi criado. Além disso, vem evoluindo no índice contínuo. Na edição de 2021, a UFMG alcançou o valor contínuo de 4,368 no levantamento, o mais elevado entre todas as federais do país.

O IGC considera a média ponderada das notas do último triênio dos cursos de graduação e pós-graduação e é o principal dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para atestar a qualidade das instituições. O conceito abrange os cursos de graduação, mestrado e doutorado de instituições públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, com ou sem fins lucrativos.

O Índice Geral de Cursos é referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional. É também utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos. O cálculo do IGC engloba a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio avaliado (2017-2018-2019), a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição – com base em dados da Capes – e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação stricto sensu).

A UFMG também é avaliada com Conceito Institucional (CI) máximo, 5, nota recebida no processo de recredenciamento institucional pelo qual passou em 2017.

Com Agência Senado