Arte e Cultura

Primavera dos Museus tem programação especial na UFMG

Fachada digital do Espaço do Conhecimento
Fachada digital do Espaço do Conhecimento, que exibe duas exposições nesta semanaPedro Furtado

O Espaço do Conhecimento, o Centro de Memória da Faculdade de Medicina (Cememor) e os museus de Ciências Morfológicas (MCM), no ICB, e Casa Padre Toledo, em Tiradentes, prepararam programação especial para a 11ª Primavera dos Museus, realizada nacionalmente, até domingo, 24, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

O Cememor, que fica no campus Saúde, abriga exposição digital sobre a cientista Marie Curie, a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel, em 1903. Junto com seu marido, o professor de física Pierre Curie, ela estudou radioatividade e suas aplicações terapêuticas, e descobriu o Rádio e o Polônio. Em 1911, ganhou um segundo prêmio Nobel.

A fachada digital do Espaço do Conhecimento está com duas exibições, projetadas das 18h às 22h, sobre acervos da UFMG que contribuem para a preservação da história da ciência no Brasil. O vídeo Centro de Memória da Medicina e seu acervo científico mostra o acervo da Faculdade de Medicina, como instrumentos antigos usados no atendimento de saúde em Belo Horizonte.

Já a projeção Ceplamt: 10 anos de atividades na UFMG exibe fotografias das instalações do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas, do Museu de História Natural e Jardim Botânico, que se dedica a estudos de plantas nativas do país, a fim de contribuir para a preservação da vegetação brasileira e promover seu melhor aproveitamento medicinal. 

No sábado, 23, às 19h e no domingo, 24, às 13h, será realizada, no planetário, a sessão Astronomia indígena com Libras, que resgata a memória da busca por conhecimento sobre os fenômenos celestes, mostrando como as aldeias vislumbram o céu com outro olhar. A sessão conta com adaptações para acessibilidade em Libras. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do Planetário, que comporta 65 pessoas.

Às 15h de domingo, o Espaço abriga ainda a roda de conversa Música e contexto, sobre o ambiente social da década de 1970, marcado pela ditadura e a censura e sua influência no lançamento do disco Clube da Esquina, de Milton Nascimento, Lô Borges e um grupo de importantes artistas mineiros. 

Os mediadores e participantes debaterão como é possível perceber, nas composições, uma reflexão sobre o momento político no qual o país estava inserido à época. A oficina tem duração estimada de uma hora e meia, com classificação indicativa de 14 anos. A participação é gratuita.

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), a diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, Ana Flávia Machado, falou sobre a programação organizada para a Primavera dos Museus e sobre o acervo permanente do museu. Ouça:

Entrevista com Ana Flávia Machado 20-09-2017.mp3

Ciências Morfológicas

O Museu de Ciências Morfológicas, no ICB, abriga até sexta-feira, 22, (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h) a exposição Sou o MCM: muito prazer. Na atividade, os visitantes poderão conhecer a história e o perfil desse museu que mostra o funcionamento do corpo humano. Assista à reportagem produzida pela TV UFMG.


Padre Toledo

Em Tiradentes, será realizada hoje, 20, às 10h, no Museu Casa Padre Toledo a sessão de contação de histórias Conto mestiço, baseada nas culturas africanas, indígenas e greco-romana. O espaço também abriga duas exposições até 29 de outubro. Uma é a Traição das imagens, que propõe uma reflexão sobre a crenças nas representações por meio do diálogo entre as obras de Cildo Meireles e Nelson Leiner e o acervo do museu. A outra, A crença da liberdade, reúne trabalhos de crianças do curso de desenho e pintura da ação cultural do Festival das Vertentes.  

No sábado, às 14h, a Associação de Moradores do Alto da Torre (Amat) abrigará a oficina de cerâmica Código de barro. A atividade propõe "moldar no barro as memórias afetivas". Interessados devem se inscrever pelo  e-mail educativomcpt@gmail.com, bastando informar o nome completo e os nomes dos familiares que irão acompanhá-lo. A Amat fica na Rua Projetada, 55. 

Fachada do Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes
Fachada do Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes Foca Lisboa / UFMG

Museus e memórias

Neste ano, a Primavera de Museus tem como tema Museus e suas memórias. Mais de 900 espaços de todo o país oferecem ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes, entre outras.