Pessoas

Primeira edição do Jabuti Acadêmico tem nove professores da UFMG entre os finalistas

Docentes da Universidade concorrem em uma categoria especial do prêmio e sete do eixo Ciência e Cultura; vencedores serão conhecidos em 6 de agosto

Estatueta entregue aos vencedores do tradicional Jabuti literário; premiação do inédito Jabuti Acadêmico será conhecida em agosto
Estatueta entregue aos vencedores do tradicional Jabuti literário; premiação do inédito Jabuti Acadêmico será conhecida em agosto Foto: Reprodução | Prêmio Jabuti

Nove professores da UFMG estão entre os finalistas em oito categorias do Prêmio Jabuti Acadêmico. Em 2024, o tradicional Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), reconhece, pela primeira vez, a produção técnica e científica brasileira em 29 categorias: 27 do eixo Ciência e Cultura e duas especiais. O anúncio dos finalistas de cada categoria foi feito na última quinta-feira, 18 de julho, pela CBL. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, em 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Para a presidente da CBL, Sevani Matos, a primeira edição do Jabuti com foco na área acadêmica, que teve quase duas mil obras inscritas, agrega ainda mais valor à produção científica brasileira. “Estamos muito animados com a proximidade da grande festa de laureação. O Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento e uma forma de valorizar ainda mais as obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. Cada etapa, cada novo anúncio de semifinalistas e finalistas, mostra a qualidade da produção acadêmica e científica brasileira”, diz.

Divulgação científica
Único representante da UFMG a figurar em uma das categorias especiais, o professor Roberto Andrés, do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura, é autor de A razão dos centavos — Crise urbana, vida democrática e as revoltas de 2013, que concorre ao prêmio na categoria Divulgação Científica

Lançada pela Zahar, do Grupo Companhia das Letras, a obra retrata as chamadas Jornadas de Junho, em 2013, que começaram com um protesto contra o aumento nas tarifas do transporte público e rapidamente se transforaram em uma onda de manifestações massivas, reunindo variadas vozes e reivindicações. 

Conheça os outros finalistas vinculados à UFMG:
 
Genealogia da cidade | Editora UFMG | Carlos Antônio Leite Brandão
Categoria: Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional

Em Genealogia da cidade, o filósofo Carlos Brandão, professor da Escola de Arquitetura da UFMG, aborda os aspectos filosóficos, históricos, culturais, arquitetônicos e urbanos da cidade como instituição. Composto de duas seções, o livro apresenta uma filosofia para a “arte de edificar” e uma “genealogia” da cidade, instituição que comemora 100 séculos de existência. Leia mais.

A sociedade do artista | Editora 34 | Stéphane Huchet 
Categoria: Artes

Na obra A sociedade do artista: ativismo, morte e memória da arte, o historiador e teórico da arte Stéphane Huchet, professor de História da Arquitetura e Teoria da Arte na Escola de Arquitetura, elenca os principais impasses e desafios que envolvem a produção, a recepção e a própria conceituação da arte no mundo atual. O teórico francês, natural da cidade de Rennes, toma como referência as reflexões de Joseph Beuys, Enzo Cucchi e Jannis Kounellis para investigar e as relações entre arte, ativismo artístico, regimes estéticos, utopia social e a emergência dos artistas-do-comum.

Imprensa feminina e feminista no Brasil | Autêntica | Constância Lima Duarte 
Categoria: Comunicação e Informação

A professora Constância Lima Duarte, colaboradora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Poslit), e aposentada da Faculdade de Letras, concorre com o segundo volume de Imprensa feminina e feminista no Brasil: dicionário ilustrado (Volume 2): século XX (1900-1949). A obra é um desdobramento das investigações que a pesquisadora realiza, desde a década de 1980, sobre a história das mulheres, a escrita de autoria feminina e o movimento feminista no Brasil. Neste volume, ela reúne e descreve 100 periódicos da primeira metade do século 20. 

Infâncias negras | Vozes | Nilma Lino Gomes e Marlene de Araújo
Categoria: Educação e Ensino

Professora emérita da UFMG, vinculada à Faculdade de Educação (FaE), Nilma Lino Gomes é co-organizadora da obra Infâncias Negras: vivências e lutas por uma vida justa. O livro reúne pesquisas e práticas pedagógicas que revelam o desafio e a urgência teórica e política de se construir práticas pedagógicas e metodologias que possibilitem às crianças falarem de si, de sua relação com o outro e de serem protagonistas das suas próprias vidas. 

Vidas re-existentes | Vozes | Miguel G. Arroyo
Categoria: Educação e Ensino

Perseguido pela ditadura Franco, o espanhol Miguel Arroyo chegou no Brasil ao fim da década de 1950, quando se tornou professor titular da UFMG. Emérito vinculado à FaE, Arroyo acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais brasileiras. Em Vidas re-existentes: reafirmando sua outra humanidade na história, o estudioso propõe questionamentos acerca das exigências políticas, éticas e pedagógicas para a educação e para a docência.

Transtornos psiquiátricos na mulher| Artmed | Amaury Cantilino, Joel Renó Jr. e Maila de Castro L. das Neves
Categoria: Medicina

Vinculada ao Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina, a professora Maila Castro Lourenço das Neves é uma das organizadoras da obra, chancelada pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Transtornos psiquiátricos na mulher: diagnóstico e manejo apresenta informações atuais e baseadas em evidências, a fim de integrar conhecimentos teóricos e prática clínica. Entre os tópicos abordados, estão fisiologia feminina, sexualidade, manifestação de transtornos mentais, impactos psicológicos da violência e aspectos forenses dos transtornos psiquiátricos.

Manual de Clínica Médica Felina | Manole | Christine Souza Martin e Fernanda Vieira Amorim da Costa
Categoria: Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros

A professora Fernanda Vieira Amorim da Costa, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária, é uma das autoras do Manual de clínica médica felina, idealizado para servir como referência inicial para clínicos que buscam informações coerentes com a realidade no campo da medicina felina. Na obra, as pesquisadoras destacam sinais e achados clínicos e descrevem procedimentos e condutas necessárias ao manejo mais apropriado para o gato como paciente.

Síndrome do envelhecimento precoce bucal | Santos Publicações | Alexandre Coelho Machado, Amanda Ribeiro Wobido, Livia Fávaro Zeola e Paulo Vinícius Soares
Categoria: Odontologia

Professora do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia, Livia Fávaro Zeola é uma das autoras da obra que aborda a Síndrome do Envelhecimento Precoce Bucal (SEPB). O livro é resultado de cinco anos de dedicação a observações e estudos sobre o transtorno. Nele, os autores buscam catalogar o quanto doenças de origem não estomatognáticas influenciam na saúde bucal e na evolução de doenças não cariosas.

O prêmio
Apoiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Prêmio Jabuti Acadêmico contempla a diversidade de áreas do conhecimento, baseada na tradicional estrutura adotada pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na própria experiência de 65 anos do Prêmio Jabuti.

O Jabuti Acadêmico também elegerá o livro acadêmico clássico e a personalidade do ano. Reconhecida nacional e internacionalmente, a advogada, ativista e professora Silvia Pimentel é a homenageada da primeira edição por sua significativa contribuição aos Direitos Humanos, em especial nos campos da igualdade de gênero e do combate à discriminação. Os autores premiados em cada uma das categorias receberão uma estatueta e R$ 5 mil. Outras informações podem ser consultadas no site do Prêmio

UFMG no Jabuti Acadêmico 2024

Com informações da Câmara Brasileira do Livro