Notícias Externas

Primeira revista da Turma da Mônica era publicada há 50 anos

O gibi, reunindo histórias das crianças do bairro do Limoeiro, foi lançado em maio de 1970

Primeira revista da Turma da Mônica foi lançada em maio de 1970
Primeira revista da Turma da Mônica é de maio de 1970 Gabriela Sorice

Cinquenta anos atrás, em maio de 1970, uma certa turma, que até então só era conhecida nas páginas de jornais, ganhou seu espaço próprio: pela primeira vez, as histórias das crianças do bairro do Limoeiro eram publicadas em uma revista exclusiva: A Turma da Mônica! Antes disso, as aventuras de Mônica e seus amigos eram publicadas em tiras de jornal, e ainda não tinham a baixinha do vestido vermelho como protagonista das histórias: os primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa, desenhista e “pai” da turminha, foram Bidu e Franjinha, em 1959. Um ano depois, nasceram Mônica e Cebolinha, que gradualmente ganharam mais destaque nas narrativas de Maurício. 

Após uma década em tiras de jornais, surgiu a primeira revistinha exclusiva dos personagens. Na época, com tiragem mensal, a famosa “dona da rua” já era, também, dona da turminha e do nome que batizava a publicação. De lá pra cá, a turma cresceu bastante: hoje, mais de 400 personagens integram o universo de Mauricio de Sousa, que já vendeu mais de 1 bilhão de gibis. E o mundo da turminha não ficou restrito apenas às HQs: filmes, desenhos, brinquedos, até um parque de diversão, foram alguns dos produtos gerados pela marca.

No mês em que completaram-se 50 anos do lançamento do primeiro gibi da Turma da Mônica, o programa Noite Ilustrada abordou a trajetória da turminha, a influência do universo de Maurício de Sousa na produção nacional de quadrinhos, e outras questões do mundo das HQs, com o Coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Universidade de São Paulo, Waldomiro Vergueiro.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Gabriela Sorice