Primeiro curso da UFMG em Montes Claros completa 20 anos
Graduação em Agronomia abriu caminho para a consolidação da presença da Universidade no Norte de Minas
Agronomia, o primeiro curso de graduação da UFMG instalado fora de Belo Horizonte, foi criado em 1998, no então Núcleo de Ciências Agrárias (NCA), hoje Instituto de Ciências Agrárias (ICA). A primeira turma do curso ingressou no campus em 1999. Para celebrar os 20 anos, o ICA preparou dois dias de programação especial.
O evento será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Bloco C, no campus do ICA. Estão previstas palestras, exposição de fotografias e mesas de debate. O evento é aberto, e os participantes receberão certificado. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pela internet e no dia do evento.
A implantação do curso abriu caminho para a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação pela Universidade no Norte de Minas e consolidou a presença da UFMG na região, com produção de conhecimento científico, formação superior de qualidade e gratuita e com a oferta de ações de extensão que estreitaram laços com a sociedade.
O professor Alcinei Místico, coordenador do curso, ressalta que o campus da UFMG em Montes Claros tem grande importância social para a região. "Aqui, destacam-se atividades agrícolas desenvolvidas principalmente por pequenos produtores rurais que estão em plena sintonia com o curso de Agronomia”, afirma o professor.
De acordo com Alcinei, a criação do curso contribuiu para o desenvolvimento regional e formação de pessoal, aliados à oferta de atividades de extensão que proporcionam a otimização de sistemas produtivos na região. "Nossos egressos também são muitos importantes nesse processo. Eles atuam com excelência não apenas no norte de Minas Gerais, mas em todo o território brasileiro e até em outros países", ressalta o coordenador do curso.
A cerimônia de abertura das comemorações do curso de Agronomia tem início marcado para as 18h na segunda-feira, 11. Veja a programação.