Notícias Externas

Primeiro ser vivo a orbitar a Terra foi enviado ao espaço há 60 anos

Cadela russa Laika sobreviveu apenas algumas horas no espaço a bordo do satélite Sputnik 2

Há exatos 60 anos, no dia 3 de novembro de 1957, a cadela Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço e orbitar o planeta Terra. O animal, que foi enviado a bordo do satélite russo Sputnik 2, sobreviveu apenas algumas horas, embora, à época, se tenha divulgado que ela teria sobrevivido durante uma semana.

A experiência foi importante para abrir caminhos para o envio de humanos em vôos espaciais. O objetivo dos soviéticos, segundo o professor Renato Las Casas, do Departamento de Física da UFMG, foi “verificar se o corpo humano poderia sobreviver à microgravidade.”

“No fundo, mandar um cachorro para o espaço serviu para verificar se, algum dia, seria possível enviar o homem”, comentou Las Casas, que também coordena o Grupo de Astronomia da UFMG, durante entrevista ao Programa Expresso 104,5 desta sexta-feira, 3 de novembro.

ouca-a-conversa-com-gabriela-sorice-03-11-2017.mp3

Os soviéticos escolheram enviar uma cachorra por considerar os cães animais mais aptos a enfrentarem as intempéries do espaço. “A Laika era uma cadela de rua, foi pega em Moscou. Eles davam preferência aos cães de rua por os considerarem ainda mais aptos a superarem as intempéries do que os cachorros que tivessem sido bem tratados ao longo de sua vida”, afirmou.

No entanto, o professor estima que Laika deva ter sobrevivido por cerca de cinco horas. “À época, muita gente falava que havia um plano de se resgatar a Laika com vida, o que não era verdade”, comentou.

Enviada a bordo do Sputnik 2, Laika sobreviveu apenas por algumas horas
Enviada a bordo do Sputnik 2, Laika sobreviveu apenas por algumas horas GrooverFW / CC BY 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2lUHQE1