Institucional

Problema na Rede Ipê, da RNP, causou instabilidade nos sistemas da UFMG na semana passada

Usuários do provedor de internet NET Claro foram os mais afetados

Moodle foi um dos sistemas afetados pela falha na Rede Ipê
Moodle foi um dos sistemas afetados pela falha na Rede Ipê Neide Dias

Um problema em um dos cabos de fibra óptica da Rede Nacional de Pesquisa  (RNP) registrado na semana passada, no Rio de Janeiro, afetou um número significativo de usuários dos serviços de comunicação da UFMG, em especial os das plataformas Moodle e SEI. A falha não prejudicou a conexão da UFMG com a internet e foi corrigida pela RNP.

A RNP é a responsável pela Rede Ipê, que interliga todas as universidades federais brasileiras à internet. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Dorgival Olavo Guedes Neto, o impacto no sistema da Universidade ocorreu por causa da forma como a rede da RNP se conecta com a rede da provedora NET Claro em alguns pontos do território brasileiro.

“Tão logo a Diretoria de Tecnologia da Informação começou a receber reclamações dos usuários, ainda na sexta-feira, dia 29 de outubro, a equipe de suporte deu início aos testes na nossa infraestrutura, que não revelaram qualquer problema interno. Contatamos a RNP, responsável pela conexão da UFMG, e seus profissionais confirmaram ter observado a falha também em seus equipamentos, comprovando que ela seria externa à Universidade. A partir daí, as equipes começaram a trabalhar juntas na identificação da causa e na busca de soluções”, relata o diretor.

Complexidade
Segundo ele, a maioria dos usuários afetados são clientes do provedor de internet NET Claro, que se conecta à Rede Ipê em alguns pontos, um deles no Rio de Janeiro. “A complexidade da operação da internet faz com que, às vezes, um problema observado localmente tenha, na verdade, causas externas, difíceis de serem detectadas”, justifica Dorgival Guedes.

Dorgival destaca o empenho da RNP para identificar e corrigir a falha. “A parceria entre UFMG e RNP sempre foi extremamente positiva e garante que a nossa conexão à internet seja de ótima qualidade. Aliás, essa conexão, propriamente dita, não falhou em nenhum momento durante o período”, ressalta o diretor de TI, que é professor do Departamento de Ciência da Computação.