Institucional

Produções voltadas à Internet são o tema do terceiro vídeo da série 20 anos TV UFMG

Com a página de Facebook mais curtida entre TVs universitárias federais brasileiras, emissora foca no virtual

Completando duas décadas no próximo dia 24 de novembro, a TV UFMG, TV universitária e núcleo de produção audiovisual do Centro de comunicação da UFMG – Cedecom, tem conciliado, há três anos, dois tipos de produções audiovisuais: programas televisivos para TV a cabo e vídeos voltados a sites de redes sociais. A busca por novos formatos é uma tentativa da emissora de se aproximar das recentes mudanças no campo da comunicação e da informação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 76,4% dos internautas brasileiros assistem a vídeos, sendo que 56% dos internautas com TV no país preferem ver vídeos online, conforme constatou a pesquisa Video Viewers realizado pelo Google em parceira com o Instituto Provokers.

Após abordar a criação da TV UFMG no primeiro vídeo, e a história do jornalismo do canal na segunda reportagem, o terceiro vídeo da série comemorativa das duas décadas da emissora aborda as mudanças na narrativa e na técnica da produção jornalística, provocadas pelo advento da Internet e das imagens em alta resolução. Com as alterações na forma de produção e apresentação dos conteúdos ao público, o canal conquistou marcas importantes: entre as TVs universitárias federais, a TV UFMG possui hoje a página no Facebook com o maior número de curtidas, além disso, produziu vídeos online que já foram visualizados por cerca de quatro milhões e meio de pessoas, somente nos últimos três anos.

Confira no vídeo a seguir discussões sobre a produção jornalística contemporânea e o contexto atual da TV UFMG:

Para acompanhar a série de vídeos comemorativos dos 20 anos da TV UFMG, basta ficar atento às publicações do núcleo por meio da página da TV no Facebook e também em sua página no Portal UFMG.

Vídeo (série 20 anos TV UFMG)

Produção: Olívia Resende, Ruleandson do Carmo

Reportagem: Ruleandson do Carmo

Imagens: Ravik Gomes

Edição de imagens: Otávio Zonatto

Videografismo: Bruna Araújo