Pesquisa e Inovação

Professor da EEFFTO desenvolve software para triagem de pessoas por temperatura

Dispositivo usado para prevenção da covid-19 já é adotado por grandes empresas e clubes de futebol

O clube de futebol Sport está entre as instituições que utilizam a solução criada pelo docente
O Sport, clube de futebol de Pernambuco, está entre as instituições que utilizam o softwareInstagram / Sport Club do Recife

Com base na tecnologia de detecção de temperatura da superfície da pele (termografia), o professor Eduardo Pimenta, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), desenvolveu um software para triagem de pessoas na entrada de indústrias, escolas, aeroportos, hospitais e outros estabelecimentos.

O dispositivo, batizado de Safe, foi idealizado para conter expansão da pandemia de covid-19. “O sistema consiste em um termovisor acoplado a um software que otimiza a tomada de decisões da equipe de medicina do trabalho das instituições”, explica Pimenta.

O Safe é equipado com alarme visual e sonoro para notificar os operadores e usa Inteligência Artificial para aprimoramento contínuo do sistema. “É recomendado, especialmente, para utilização em hospitais, como ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde a priorizar o atendimento de pacientes com quadro de febre, além de escolas, empresas e aeroportos”, enumera o professor.

Rapidez e segurança
O download pode ser feito gratuitamente no site da empresa Omni, onde são encontradas informações sobre requisitos técnicos para o uso. “Além de dispensar contato físico e estabelecer distância segura entre os envolvidos, a solução não gera atraso para quem chega ou sai dos estabelecimentos, já que é necessário apenas um segundo para se detectar a temperatura da superfície da pele”, destaca o professor, que é consultor da Omni.

Entre os usuários da tecnologia, estão grandes empresas, como Fiat e Gerdau, e clubes de futebol, como Fluminense, Ceará, Sport e Guarani.

A Omni é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para os trabalhadores, principalmente os da área de esportes. Ela é formada por dois médicos e um psicólogo, que são egressos da UFMG.

Matheus Espíndola