Pessoas

Professor da UFMG analisa queda de empregos temporários no fim do ano

Pandemia de covid-19 impactou a oferta de vagas

O trabalho temporário é um regime de contratação formal regulamentado por lei, e seu objetivo é atender demandas complementares por mão de obra de forma rápida e prática. Esse tipo de contratação é comum no último trimestre do ano, devido ao aumento na procura por produtos em datas como a Black friday e o Natal.

No fim de 2019, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Assertem) contou 570 mil trabalhadores contratados nesse regime. Com a pandemia de covid-19, espera-se uma queda em 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Assertem, a previsão é que sejam contratados 400 mil trabalhadores. Somente para o período do Natal, o comércio varejista deve reduzir em 20% as vagas temporárias em relação a 2019, indica pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O professor Rafael Ribeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, explica a relação direta da queda na capacidade de consumo da população durante a pandemia com a oferta de empregos temporários.

Entrevistado: Rafael Ribeiro, professor de Economia da UFMG
Equipe: João Ameno (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)