Professora da Fafich fala sobre importância da arte para a saúde psicológica
Vídeo faz parte do projeto Aulas Abertas do Centro Cultural UFMG
O projeto Aulas Abertas, do Centro Cultural UFMG, recebe a psicóloga e professora da UFMG Deborah Rosária Barbosa para falar sobre a importância da arte para a saúde psicológica. O vídeo está disponível no canal do Centro no YouTube. Nele, Deborah destaca o agravamento da saúde mental da população neste período de pandemia e cita alternativas essenciais de autocuidado para que as pessoas passem por este momento de forma mais tranquila.
Para ela, o fortalecimento da saúde mental também passa pelas questões culturais. Em sua fala, cita exemplos de ações implementadas em Medellín, segunda maior cidade da Colômbia, e pensamentos do psicólogo russo Lev Vigotski, do poeta Ferreira Gullar e do músico Oswaldo Montenegro.
Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, Deborah Rosária Barbosa é mestre em Psicologia Escolar pela PUC Campinas e doutora em Ciências, Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar pela USP.
Ela também coordena o Projeto de Extensão e Vivência em Arte: Com ins Piração, criado para oferecer espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências na busca da construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público. Professores, pesquisadores e artistas convidados participam de discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano. A cada semana é publicada uma nova aula no Facebook, Instagram, YouTube e site. Os vídeos anteriores estão disponíveis nessas redes sociais.