Professora da Fafich fala sobre importância da arte para a saúde psicológica

Vídeo faz parte do projeto Aulas Abertas do Centro Cultural UFMG

Deborah Rosária cita alternativas culturais para autocuidado da saúde mental
Deborah Rosária cita alternativas culturais para autocuidado da saúde mental Reprodução

O projeto Aulas Abertas, do Centro Cultural UFMG, recebe a psicóloga e professora da UFMG Deborah Rosária Barbosa para falar sobre a importância da arte para a saúde psicológica. O vídeo está disponível no canal do Centro no YouTube. Nele, Deborah destaca o agravamento da saúde mental da população neste período de pandemia e cita alternativas essenciais de autocuidado para que as pessoas passem por este momento de forma mais tranquila.

Para ela, o fortalecimento da saúde mental também passa pelas questões culturais. Em sua fala, cita exemplos de ações implementadas em Medellín, segunda maior cidade da Colômbia, e pensamentos do psicólogo russo Lev Vigotski, do poeta Ferreira Gullar e do músico Oswaldo Montenegro.

Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, Deborah Rosária Barbosa é mestre em Psicologia Escolar pela PUC Campinas e doutora em Ciências, Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar pela USP.

Ela também coordena o Projeto de Extensão e Vivência em Arte: Com ins Piração, criado para oferecer espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências na busca da construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público. Professores, pesquisadores e artistas convidados participam de discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano. A cada semana é publicada uma nova aula no Facebook, Instagram, YouTube e site. Os vídeos anteriores estão disponíveis nessas redes sociais.

Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG