Pesquisa e Inovação

Professora do ICB é agraciada com o prêmio Para Mulheres na Ciência

Aline Miranda desenvolve pesquisa sobre as consequências do traumatismo cranioencefálico

Professora Aline é uma das vencedoras na categoria Ciências da Vida
Aline: pesquisa sobre traumatismo cranioencefálicoSite Para Mulheres na Ciência

A fisioterapeuta e professora Aline Miranda, do Departamento de Morfologia do ICB, foi uma das vencedoras do Concurso Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências.  A conquista se deu graças a uma pesquisa sobre as consequências do traumatismo cranioencefálico em curto, médio e longo prazos.

“Esse trabalho foi realizado no Hospital João XXIII, que é uma referência na área, e no ICB por meio de modelos experimentais. Com base nas pesquisas, chegamos a um biomarcador que pode predizer alterações de memória e desencadeamentos relacionados à ansiedade e à depressão, por exemplo”, explica a professora.

Aline diz ter recebido com "enorme alegria" a notícia do prêmio. "É extremamente significativo, principalmente por ser um prêmio destinado a mulheres que se dedicam à ciência", afirmou a professora.

Igualdade de gênero na ciência
Esta é a 14° edição do Para Mulheres na Ciência, que é entregue anualmente a jovens cientistas brasileiras. As vencedoras são definidas em júri formado por integrantes da ABC, que analisam projetos que apresentam soluções para problemas ambientais, econômicos e de saúde.

Um dos objetivos é promover a igualdade de gênero na área científica. Cada agraciada recebe uma bolsa de R$ 50 mil para aplicar no desenvolvimento de sua pesquisa. São premiadas uma pesquisadora da área das Ciências Matemáticas, uma das Ciências Físicas, uma das Ciências Químicas e quatro das Ciências da Vida, categoria em que a professora Aline se inscreveu. A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 10 de outubro.

Mais informações sobre o prêmio e sobre as vencedoras da edição de 2.019 estão disponíveis no site do concurso.

Daniel Silveira