Saúde

'Importância dos pets para circulação do coronavírus é zero', diz professora da UFMG

Tutores, no entanto, podem contaminar cães e gatos caso não adotem práticas de higiene

Apenas quatro animais apresentaram os sintomas da Covid-19 em todo o mundo e testaram positivo para a doença. Apesar disso, dúvidas relacionadas à transmissão do vírus por animais domésticos, como cães e gatos, começaram a surgir. Segundo especialistas, eles não são responsáveis por contaminar o homem. "Sua importância para circulação epidemiológica do novo coronavírus é zero", ressalta a professora Érica Azevedo, da Escola de Veterinária, em vídeo gravado para a TV UFMG.

No entanto, diz ela, os humanos precisam ter cuidado para não transmitir a doença aos bichos de estimação. Por se tratar de uma enfermidade nova, o conhecimento sobre a contaminação de animais ainda é precárioi, e mais pesquisas são necessárias. Mesmo assim, alguns cuidados devem ser levados em consideração para que se preserve a saúde dos pets. Além de manter o isolamento social, é necessário que os tutores higienizem as mãos com água e sabão antes de brincar com seus animais.  

Equipe: Luíza Martins (produção e reportagem), Marcia Botelho (edição de imagens, da internet), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)