Notícias Externas

UFMG Educativa conversa com a economista Laura Carvalho sobre o livro 'Valsa Brasileira'

Professora de economia da USP faz uma análise da economia brasileira nos últimos 10 anos

Laura Carvalho é doutora em economia pela New School for Social Research e, professora da Faculdade de Economia e Administração da USP.
Laura Carvalho é doutora em economia pela New School for Social Research e, professora da Faculdade de Economia e Administração da USP. Facebook/Laura Carvalho

O que alguns passos de dança podem ter a ver com o que aconteceu com a economia brasileira entre 2006 e 2017? É essa a relação criada pela professora da USP Laura Carvalho no seu primeiro livro: “Valsa brasileira: do boom ao caos econômico”. Além de se propor à análise da economia do país desde o primeiro mandato de Lula até o ano passado, já no governo Temer, o livro procura desenhar novas propostas para os rumos do país, o que pode orientar a agenda econômica de presidenciáveis ao pleito deste ano. 

A professora Laura Carvalho, que também é colunista do jornal Folha de São Paulo, está aqui na UFMG, nessa quinta-feira, 7, para falar sobre a obra, e conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa.

"Eu passei um bom tempo pensando numa metáfora que servisse para esse movimento de 'volta pro mesmo lugar'. Então,  encontrei essa metáfora da valsa e organizei o livro pelo 'Passo a Frente', que seria quele período entre 2006 e 2010, quando a economia cresceu mais; o 'Passo ao Lado", que seria o período entre 2011 e 2014; e o 'Passo Atrás', que começou em 2015 e dura até hoje", explica a professora. 

"Os economistas têm essa tendência a falar uma linguagem que afasta, muitas vezes, eu acho que isso é do próprio interesse, inclusive, da profissão, de bloquear os debates da sociedade e limitar a influencia da democracia nas decisões econômicas. Então todo o esforço que eu faço, inclusive no livro, é de tornar mais acessível essa linguagem", completa. 

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto.

O lançamento do livro “Valsa brasileira: do boom ao caos econômico”, da professora de economia da USP, Laura Carvalho, é a 17h FACE, a Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG., no Campus Pampulha. O livro está sendo lançado pela editora Todavia e pode ser encontrado no site da editora e também em livrarias e plataformas digitais.

Com produção de João Rezende, Daniel Silveira e Gabriela Sorice