Saúde

Professoras da Enfermagem capacitam profissionais do HC que lidam com a Covid-19

Treinamento contempla realização de videoaulas com abordagens teóricas, além de revisão de instruções técnicas de trabalho

Treinamento que simula orientação ao pacientes antes da realização de procedimento
Treinamento que simula orientação ao paciente antes da realização de procedimento Divulgação

Profissionais de enfermagem do Hospital das Clínicas iniciaram, nesta semana, atividades de capacitação e atualização para melhor enfrentarem os desafios impostos pela Covid-19. A iniciativa, abrigada no projeto Ações de capacitação e atualização dos profissionais de enfermagem do Hospital das Clínicas em tempos de pandemia, é coordenada pela professora Juliana de Oliveira Marcatto, do Departamento de Enfermagem Maternoinfantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, e pela enfermeira Thais Oliveira Gomes, responsável pela educação permanente do Hospital das Clínicas.

O projeto contempla a realização de videoaulas com abordagens teóricas e demonstração técnica das atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem, a atualização dos processos institucionais de trabalho e a colaboração com o processo de revisão e atualização de instruções técnicas de trabalho do Hospital das Clínicas.

De acordo com a professora Juliana Marcatto, a Divisão de Enfermagem (Dive) do Hospital das Clínicas solicitou apoio da Escola de Enfermagem para a produção de videoaulas que abrangerão revisão teórica de alguns temas e aspectos relacionados à legislação, com destaque para as especificidades de cuidados em atendimentos a pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado da Covid-19.

Inicialmente, serão trabalhadas nove temáticas: Aspiração de vias aéreas em sistema aberto e fechado; Monitorização invasiva e não invasiva; Suporte hemodinâmico e drogas vasoativas; Bundles de prevenção de infecção relacionada à assistência em saúde; Punção e manuseio do cateter periférico; Balanço hídrico; Cuidados com a terapia nutricional; Administração segura de medicamentos e Uso de bomba de infusão.

O material produzido será encaminhado à Divisão de Enfermagem do Hospital e posteriormente à equipe de comunicação para divulgação na intranet do hospital. Todos os pontos revisados serão repassados à coordenação de Instruções Técnicas de Trabalho (ITT) para atualização dos conteúdos.

Protocolos ajustados
“Considerando o cenário de pandemia decorrente da disseminação mundial do coronavírus, o Hospital das Clínicas, assim como todas as unidades de saúde, precisou criar fluxos de atendimento, ajustar protocolos e atuar no âmbito da gestão de pessoas para possibilitar a assistência qualificada por meio de remanejamentos internos. Capacitar a equipe de saúde significa melhorar o atendimento ao paciente e aumentar sua chance de recuperação. Esperamos que o projeto possa auxiliar os profissionais de enfermagem a realizar o trabalho com base na melhor evidência e atender às demandas de capacitação no contexto da pandemia”, afirma Juliana Marcatto.

Além da professora Juliana, o projeto conta com a participação das professoras Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Silmar Maria da Silva, Tânia Couto Machado Chianca, Meiriele Tavares Araújo, Eunice Francisca Martins, Palloma Fernandes Estanislau Vaz Ventura; Thais Oliveira Gomes, enfermeira responsável pela educação permanente, e Isadora Leopoldino, enfermeira responsável pelas Instruções Técnicas de Trabalho do HC-UFMG.

Vivian Mota / Estagiária de jornalismo da Escola de Enfermagem