Ensino

Professoras do Inglês sem Fronteiras na UFMG viajarão para universidade dos EUA

Participantes do programa passarão dois meses na Northern Arizona University

Biblioteca da Northern Arizona University: planejamento de atividades será feito em conjunto
Biblioteca da Northern Arizona University: planejamento de atividades será feito em conjunto https://nau.edu/

A coordenação do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFMG selecionou Vanessa Brasil e Cecilia Gabriela Nepomuceno Souza, professoras da iniciativa na Universidade, para temporada de dois meses (janeiro e fevereiro), na Northern Arizona University, nos Estados Unidos.

Vanessa Brasil graduou-se em Letras/Inglês na UFMG e termina especialização em Língua Inglesa, também na Faculdade de Letras (Fale); Cecilia Souza, graduada em Relações Internacionais na PUC Minas, cursa Letras na UFMG.

Uma das cinco instituições de ensino superior escolhidas para participar de projeto piloto do Letras sem Fronteiras-Inglês, a UFMG vai receber dois professores americanos em junho e julho de 2018.

Cinco candidatos, entre alunos de graduação e pós-graduação que atuam ou já atuaram como professores do Inglês sem Fronteiras, participaram do processo de seleção, que incluiu análise de documentos e entrevista. A participação foi aberta apenas a candidatos sem experiência em países de língua inglesa. O resultado da seleção, após prazo para possíveis recursos, foi divulgado nesta segunda-feira, 23. As alunas selecionadas também entregaram uma carta de intenções e um pré-projeto de ações para serem implementadas durante a temporada no Arizona.

O objetivo do Letras sem Fronteiras (LsF) é promover oportunidades de intercâmbio linguístico-cultural para estudantes de graduação em Letras Inglês/Português, valorizando, assim, as licenciaturas nas línguas ofertadas pelo IsF e fortalecendo os processos de internacionalização das universidades brasileiras.

Colaboração na volta

As atividades das professoras ainda serão definidas em conjunto com a universidade americana, mas a ideia é que elas desenvolvam oficinas, palestras e ações de divulgação do português como língua estrangeira. A preparação será planejada e viabilizada em ambiente virtual moderado pela coordenação do LsF.

“É uma oportunidade muito interessante para os professores que estão em início de carreira, e a Northern Arizona University tem um departamento de inglês sólido e professores e pesquisadores renomados”, afirma a professora Deise Prina Dutra, diretora adjunta de Relações Internacionais e coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras na UFMG. Segundo ela, as professoras selecionadas para a temporada no campus da cidade de Flagstaff, Arizona, assumirão compromisso de colaborar com o programa por 160 horas após a volta da viagem.

A iniciativa piloto conta com parceria da Embaixada dos Estados Unidos e da Associação Americana de Universidades e Faculdades Estaduais (American Association of State Colleges and Universities/AASCU). Além da UFMG e da Northern Arizona University, as universidades selecionadas e suas respectivas parceiras americanas são Universidade de Brasília (UnB) e University of Minnesota Duluth; Universidade Federal do Ceará (UFC) e Framingham State University; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Troy University; Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e New Jersey City University.

Os cursos presenciais do Inglês sem Fronteiras são realizados desde 2014 na UFMG.