Extensão

Professores da EBA darão palestras e workshops no Festival de Fotografia de Tiradentes

Evento tem apoio do Campus Cultural UFMG, e Casa de Cultura vai abrigar exposição de estudantes

Imagem da obra 'Selfie-portrait', que integra a mostra 'Fotofagias'
Imagem da obra 'Selfie-portrait', que integra a mostra 'Fotofagias' Giselle Dietze

Professores da Escola de Belas Artes participam, nesta semana, do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta. Adolfo Cifuentes, Alexandre Leão, Paulo Baptista, do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema, e Patrícia Franca-Huchet, do Departamento de Desenho, farão palestras, nos dias 8 e 9, com entrada gratuita. Cifuentes e Leão também conduzirão workshops, nos dias 9 e 10. As atividades vão levar ao público do evento objetos de pesquisa e estudos desenvolvidos no âmbito UFMG.

O evento conta com apoio do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. A Casa de Cultura, um dos equipamentos da Universidade na cidade, vai sediar a exposição Fotofagias: a fotografia no contexto da cultura digital, com curadoria de Adolfo Cifuentes e Anna Karina Bartolomeu, também professora da EBA e coordenadora do Campus Cultural.  A mostra reúne obras de cinco estudantes da Escola. Anna Karina é também cocuradora da mostra Imagens para amanhã, em que 45 fotógrafos compõem uma espécie de cápsula do tempo, com imagens do nosso tempo que deveriam ser guardadas para o futuro.

Palestras e workshops
Paulo Baptista fará a palestra A arte como uma visão de território: fotografia, paisagem e preservação ambiental. A apresentação de Alexandre Leão terá como tema Fotografia de obras de arte – técnicas e tecnologias, e Adolfo Cifuentes vai falar sobre Sobressaturações e fotofagias: estéticas fotográficas no universo das proliferações digitais. Patrícia Franca-Huchet vai revisitar a personagem Antígona por meio da fotografia e da literatura, com abordagem antropológica e artística.

Nos dias 9 e 10 de março, Adolfo Cifuentes vai tratar, em seu workshop, de Foto-fagias: A fotografia no contexto da cultura digital e Alexandre Leão vai conduzir a atividade Controlando as cores no ato fotográfico – prática em obras de arte.

O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta levará também à cidade histórica mineira debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas destinadas à comunidade local. Mais informações estão disponíveis no site do evento