Professores da UFMG recebem a Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

Honraria é concedida pelo governo de Minas a pessoas e instituições com contribuições relevantes para o desenvolvimento do estado e do país

Valmir Caminhas, diretor da Fundep, recebeu a medalha das mãos do governador Romeu Zema
Walmir Caminhas, diretor da Fundep, recebeu a Medalha de Honra das mãos do governador Romeu Zema Foto: Cristiano Machado | Imprensa MG

Seis professores da UFMG foram agraciados, no último dia 21, em Ouro Preto, com a Medalha da Inconfidência. Com a Grande Medalha, foram homenageadas a ex-superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Andréa Maria Silveira, professora da Faculdade de Medicina, e a artista plástica Yara Tupynambá, ex-diretora da Escola de Belas Artes e autora do painel sobre a inconfidência pintado no prédio da Reitoria.

A Medalha de Honra foi outorgada ao professor Walmir Matos Caminhas, da Escola de Engenharia e diretor da Fundep. A Medalha da Inconfidência, por sua vez, foi entregue aos professores Hugo Eduardo Araújo da Gama Cerqueira, da Faculdade de Ciências Econômicas, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, diretora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), e Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, diretora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

A cerimônia foi realizada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Com quatro designações (Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência), a honraria é o mais importante reconhecimento prestado pelo governo de Minas a personalidades e instituições com contribuição marcante para o desenvolvimento do estado e do país.