Professores da UFMG recebem Medalha da Inconfidência

Cerimônia realizada neste domingo homenageou 126 personalidades e instituições

Da esquerda para direita os professores Zélia Lobato, Marcus Polignano, Claudia Mayorga Borges e André Luiz Dias
Zélia Lobato (à esquerda), Marcus Polignano, Claudia Mayorga e André Luiz Dias Divulgação UFMG

Cinco professores da UFMG foram agraciados com a Medalha da Inconfidência, maior honraria concedida pelo Governo de Minas Gerais, em cerimônia realizada neste domingo, 21 de abril, em Ouro Preto. Este ano foram indicadas apenas instituições e entidades envolvidas no resgate e suporte a vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

Os professores agraciados integram o Programa Participa UFMG, lançado em 2015, com ações de ensino, pesquisa e extensão em apoio à população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, e pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Maria das Graças Gardoni
Maria das Graças Gardoni igsbrasil.org.br

A pró-reitora de Extensão, professora Claudia Andrea Mayorga Borges, coordenadora do Programa Participa UFMG, recebeu Medalha de Honra. A Medalha da Inconfidência foi entregue aos professores André Luiz Freitas Dias, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), coordenador geral do Programa Polos de Cidadania; Marcus Vinícius Polignano, da Faculdade de Medicina, coordenador do Projeto Manuelzão; Zélia Inês Portela Lobato, diretora da Escola de Veterinária, e Maria das Graças Gardoni Almeida, do Departamento de Transportes e Geotecnia da Faculdade de Engenharia.

O Participa UFMG agrega professores, servidores e estudantes em ações que vão da recomposição da mata ciliar até a preservação da memória afetiva dos moradores prejudicados pelos rompimentos. Outra frente de trabalho é o Observatório Interinstitucional de Mariana-Rio Doce, resultado de parceria com as universidades federais de Ouro Preto (Ufop) e do Espírito Santo (Ufes).

Comenda – A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek, e é a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. Seu objetivo é homenagear os que se distinguiram pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade.