Pessoas

Professores da UFMG são agraciados com a Medalha da Inconfidência

Cerimônia foi realizada na última quinta-feira, 21, em Ouro Preto

Reitora Sandra Goulart Almeida (de rosa) foi uma das convidadas da solenidade
Reitora Sandra Goulart Almeida (de rosa) representou a UFMG na solenidadeCristiano Machado | Imprensa MG

Onze professores da UFMG foram agraciados em solenidade de anúncio dos condecorados com a Medalha da Inconfidência na última quinta-feira, 21, em Ouro Preto, Região Central de Minas Gerais. A solenidade, realizada no Dia da Inconfidência, data que marcou os 230 anos da morte de Tiradentes, retornou após hiato de dois anos por conta da pandemia. Foram homenageadas 171 personalidades, incluindo aquelas que foram agraciadas em 2020, quando o evento de entrega das medalhas foi cancelado. No ano passado, também em virtude da pandemia, não houve indicações.

A solenidade simbólica conduzida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), contou com a presença de alguns dos agraciados e de autoridades, entre as quais, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida. A tradicional entrega das medalhas não ocorreu, por conta de atraso na confecção das insígnias. A previsão é que elas sejam entregues na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, em outra ocasião.

Homenageados
Entre os agraciados da UFMG, está o professor Ricardo Tostes Gazzinelli, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), condecorado com a Grande Medalha, segunda honraria mais importante. Com a Medalha de Honra, equivalente ao terceiro grau, foram homenageados os professores Unaí Tupinambás, da Faculdade de Medicina e membro dos comitês de enfrentamento à covid-19 de Belo Horizonte e da UFMG, Ana Paula Salles Moura Fernandes, da Faculdade de Farmácia, Maria Márcia Magela Machado, do Instituto de Geociências (IGC) e pró-reitora de Recursos Humanos da UFMG, e a docente aposentada do ICB Elizabeth Ribeiro da Silva.

Com a medalha da Inconfidência, quarto e último grau da comenda, foram agraciados os professores Flávio Guimarães da Fonseca e Santuza Maria Ribeiro Teixeira, do ICB, Jorge Andrade Pinto, da Faculdade de Medicina, Marcos Antônio Alexandre e Constância Lima Duarte (aposentada), da Faculdade de Letras, e Cristina Gonçalves Alvim, vice-diretora da Faculdade de Medicina e coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG.

O senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, foi o agraciado com o Grande Colar, homenagem de maior grau, concedida a apenas uma personalidade por edição.

Medalha
Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a condecoração da Inconfidência tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Os condecorados são indicados pelo Conselho Permanente da Medalha, comandado pelo presidente da ALMG, o deputado Agostinho Patrus (PV), e formado por dirigentes de órgãos dos poderes estaduais Executivo, Legislativo e Judiciário, de universidades e de outras instituições.