Professores do ICB são premiados por estudos em biologia geral e biotecnologia

Luiz França e Ricardo Gazzinelli estão entre os vencedores do prêmio do Instituto Nanocell

Os professores Luiz Renato de França, do Departamento de Morfologia, e Ricardo Gazzinelli, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, ambos do ICB, estão entre os vencedores do prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell.

França, que atualmente dirige o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), foi premiado na categoria Biologia geral, e Gazzinelli, por seus estudos em Biotecnologia aplicada à saúde. O resultado foi divulgado no dia 20 de outubro, durante o Congresso Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica, organizado pelo Instituto Nanocell, pela Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC) e pelo Inpa.

Ricardo Gazzinelli foi reconhecido por seus estudos aplicados à área de saúde
Ricardo Gazzinelli foi reconhecido por seus estudos aplicados à área de saúde Foca Lisboa / UFMG

O Instituto Nanocell selecionou, com base no currículo dos pesquisadores e empresas com maiores números de indicações, aqueles que tinham méritos científicos suficientes para seguirem na premiação, que teve mais de 11 mil participações. Ao fim da seleção, foram premiados 36 cientistas e seis empresas.

O prêmio objetiva reconhecer e divulgar trabalhos inovadores nas áreas de ciências, educação e saúde pública. Os trabalhos são divididos em seis categorias: Biologia geral, Biotecnologia aplicada à saúde, Pesquisas com células-tronco humanas, Nanotecnologia: da produção à aplicação, Câncer: da prevenção à cura e Neurociências, novas perspectivas para uma vida melhor.

Confira os resultados no site do Instituto.