Prograd seleciona estudantes para estágio não obrigatório

Candidatos à vaga de estatística podem se inscrever até 27 de novembro; a área de patrimônio e arquivo recebe inscrições até 30 de novembro

Prédio da Reitoria, no campus Pampulha, sedia as pró-reitorias, entre as quais, a Prograd Foto: Foca Lisboa | UFMG

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFMG está selecionando estagiários para os setores de Estatística e de Patrimônio e Arquivo. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira, 23 de novembro, e seguem até 27 (estatística) e 30 (patrimônio e arquivo) de novembro. A inscrição para participar de ambos os processos é on-line.

Em caso de surgimento de novas vagas, como ocorre em todas as seleções de estágio não obrigatório na UFMG, serão respeitados os percentuais de reserva de 30% para os candidatos negros (pretos e pardos) e de 10% para pessoas com deficiência.

Estatística
Para estagiar no setor de estatística, o candidato deve estar regularmente matriculado na UFMG nos cursos de graduação em Estatística (a partir do 3º período) ou de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação (nesses casos, a partir do 5º período). Também é indispensável que o candidato tenha conhecimento do software R e que tenha sido aprovado, na UFMG, nas disciplinas exigidas no item 1.4 do edital.

A carga horária do estágio será de seis horas diárias e 30 semanais, que deverão ser cumpridas presencialmente. A bolsa é de R$ 1.125,69, e o estudante também receberá auxílio-transporte de R$ 10 por dia de estágio cumprido no campus Pampulha. O período do estágio poderá ser prorrogado a cada seis meses, com duração máxima de 24 meses.

O processo seletivo terá duas etapas: estudo de caso (com resolução por meio, preferencialmente, do software R) e entrevista. O resultado preliminar da seleção será divulgado a partir de 13 de dezembro, e o final sairá em 15 de dezembro.

Leia o edital e a errata.

Patrimônio e Arquivo
Para se candidatar à vaga no setor de patrimônio e arquivo é necessário estar regularmente matriculado, do 1º ao 3º período, nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia ou História e ter conhecimento básico dos softwares Word e Excel.

A carga horária do estágio será de quatro horas diárias e 20 semanais, que também deverão ser cumpridas presencialmente. A bolsa é de R$ 787,98, e o estudante receberá auxílio-transporte de R$ 10 por dia de trabalho cumprido no escritório. O período de estágio poderá ser prorrogado a cada seis meses, com duração máxima de 24 meses.

A seleção será realizada em duas etapas: prova objetiva (Lei 8.159, decretos 4.073 e 10.148, Código de Ética dos Arquivistas) e entrevista. O resultado preliminar do processo será divulgado em 13 de dezembro, e o final sairá três dias depois, em 16 de dezembro.

Veja o edital e errata.

Dúvidas sobre os processos seletivos podem ser enviadas para o e-mail pessoal@prograd.ufmg.br.