Programa Cátedras traz pioneiro da economia circular à UFMG

Francês Christian du Tertre fará conferência e participará de atividades acadêmicas em outubro e novembro

Será abordado temas como o desenvolvimento sustentável baseado na “economia verde” ou na “economia circular”
Economia circular baseia-se na redução de materiais em circulação e na gestão participativa Pxhere / CC0

As políticas macroeconômicas de desenvolvimento têm-se mostrado incapazes de promover o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. Esse é um dos temas da conferência Capitalismo, economia circular e economia da funcionalidade e da cooperação: novos modelos econômicos para um desenvolvimento sustentável, que será realizada no dia 10 de outubro, às 14h, no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG.

A conferência será ministrada pelo professor emérito Christian du Tertre, da Université Paris Diderot (Paris VII). Um dos pioneiros da chamada economia da funcionalidade e da cooperação (EFC) na França, du Tertre participará de outras atividades na UFMG no âmbito do Programa Cátedras Ieat/Fundep nos meses de outubro e novembro.

Na opinião do professor, é necessário promover o desenvolvimento local aglutinando forças sociais existentes em um dado território, e a EFC é uma dessas alternativas, pois o desenvolvimento sustentável possibilita a reorganização das atividades econômicas com base nos princípios fundamentais da economia de serviços.

Algumas das ações propostas por Du Tertre é a redução dos materiais em circulação, a gestão participativa, a adesão a valores socialmente úteis e o reconhecimento de relações subjetivas na produção de serviços.

A participação na conferência é gratuita, e haverá tradução simultânea. O interessado precisa apenas preencher o formulário de inscrição.

Christian du Tertre participa do Programa Cátedras
du Tertre: retomada econômica no Norte da FrançaDivulgação

Paradigmas, crise e transição
Além da conferência, Du Tertre se envolverá em outras atividades na UFMG. No dia 9 de novembro, ele vai ministrar a palestra Mutações dos sistemas econômicos e novos paradigmas teóricos em economia, a partir das 14h, na sala de seminário 1010 da Escola de Engenharia.

No dia 26 de novembro, às 14h, ele participará do Seminário História de Vida e Escolhas Teóricas e Militantes, promovido pelo Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (Labtrab). O evento será na sala 2060 da Fafich, no campus Pampulha. Na oportunidade, Du Tertre falará sobre a Crise da universidade e novas formas de produção de conhecimento.

Quatro dias depois, 30 de novembro, o professor fará a palestra Novos dispositivos políticos para apoiar a transição econômica, social, ambiental. A atividade está programada para a Escola de Engenharia (sala de seminários 1014), a partir das 14h. Para participar dessas atividades, não é necessário fazer inscrição prévia.

du Tertre
Christian du Tertre é professor emérito de Economia na Université Paris Diderot, presidente do Institut Européen de l’Economie de la Fonctionnalité et de la Coopération e diretor científico do Laboratoire d’Intervention et de Recherche (Atemis).

Foi um dos pioneiros da economia da funcionalidade e da cooperação na França, desenvolvida nos anos 1990, com base na experiência de retomada do desenvolvimento do Norte da França, após decadência da indústria da mineração e siderúrgica.

Com Assessoria do IEAT