Programa da Fafich ganha prêmio por iniciativas que promovem acesso à justiça

Vinculada a laboratório que apoia presos e trabalhadores marginalizados, iniciativa vai receber R$ 50 mil

O programa de extensão Culthis, vinculado ao Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (LabTrab), da Fafich, venceu o prêmio Desafio de Acesso à Justiça, promovido pela segunda vez pelo Instituto Mattos Filho.

Entre outras iniciativas, o programa presta apoio psicossocial a presos, familiares e egressos do sistema prisional, oferece plataforma para denúncias sobre violação de direitos humanos nas prisões de Minas Gerais e promove cursos sobre ferramentas de acesso eficiente e barato à justiça.

Equipe da UFMG e parceiros no lançamento da Plataforma Desencarcera, em 2018
Equipe da UFMG e parceiros no lançamento da Plataforma Desencarcera, em 2018 Isabella Lima | UFMG

A entidade promotora avaliou mais de 130 projetos, e o Culthis vai receber R$ 50 mil. Segundo a coordenadora do LabTrab, professora Carolyne Reis Barros, do Departamento de Psicologia, os recursos serão usados no reforço do atendimento psicossocial, na ampliação da Plataforma Desencarcera para o universo do sistema socioeducativo e na interiorização dos cursos multiplicadores.

O programa da UFMG é desenvolvido em parceria com a Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade e o Instituto DH: promoção, pesquisa e intervenção em direitos humanos.

Os outros projetos premiados são das organizações Repórter Brasil (assistência a trabalhadores em situação análoga à escravidão), Fast Food da Política (promoção de direitos) e Trupe de Mulheres Esperança Garcia (apoio a mulheres vítimas de violência).

Itamar Rigueira Jr.