Programa de apoio a laboratórios de graduação divulga resultado preliminar
Dezesseis propostas foram aprovadas; cinco laboratórios serão criados com recursos da iniciativa
O resultado preliminar da chamada referente ao Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2023) foi divulgado nesta sexta-feira, 22 de dezembro. Foram contempladas 16 propostas entre as 21 submetidas por 12 unidades acadêmicas da UFMG.
O Paleg tem o objetivo de apoiar a estruturação de laboratórios de ensino de graduação, estimulando e consolidando ações inovadoras que contribuam para a qualidade e melhoria dos cursos da UFMG. “O programa atende demandas específicas das diversas áreas do conhecimento com a atualização de laboratórios de ensino de graduação, compreendendo que tais espaços desempenham papel determinante na permanência e na construção de aprendizagens socialmente relevantes”, afirma o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio
“Por meio desta chamada, cinco novos laboratórios de ensino serão criados na UFMG. Entre eles, o Laboratório de Bioarqueologia e Zooarqueologia, sediado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, que terá papel relevante na oferta do novo curso de graduação em Arqueologia, aprovado recentemente pelo Conselho Universitário”, complementa.
Proporcionalidade
O julgamento e classificação das propostas foram realizados pela Câmara de Graduação, com apoio do Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21). Em consonância com o edital, buscou-se, no julgamento, contemplar as três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências da Vida e Humanidades) e considerar a proporção de laboratórios de ensino de graduação, por unidade acadêmica, registrados por meio da consulta realizada pela Prograd em 2021.
Cabe recurso contra o resultado da chamada, por meio do Sistema de Fomento da Prograd, no prazo de dez dias corridos, a contar da data de hoje. As propostas apoiadas deverão ser executadas financeiramente, com apoio da Fundep, até agosto de 2024.
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o Paleg é resultado de uma política que busca valorizar as atividades de graduação. “Mesmo com as limitações orçamentárias vivenciadas nos últimos anos, a Universidade não tem medido esforços para investir recursos naquilo que é essencial para o cumprimento de sua missão. E a formação de nosso estudante de graduação é prioridade absoluta”, destaca a reitora.
Mais informações podem ser encontradas na própria chamada ou solicitadas pelo e-mail bolsas@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-4058/6453/6449/3850.