Programa de apoio a laboratórios de graduação divulga resultado preliminar

Dezesseis propostas foram aprovadas; cinco laboratórios serão criados com recursos da iniciativa

Laboratório de Edição da Faculdades de Letras, uma das estruturas de ensino contempladas em edição anterior do programa
Laboratório de Edição da Fale, uma das estruturas de ensino contempladas em edital anteriorFoto: Emília Mendes | UFMG

O resultado preliminar da chamada referente ao Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2023) foi divulgado nesta sexta-feira, 22 de dezembro. Foram contempladas 16 propostas entre as 21 submetidas por 12 unidades acadêmicas da UFMG.

O Paleg tem o objetivo de apoiar a estruturação de laboratórios de ensino de graduação, estimulando e consolidando ações inovadoras que contribuam para a qualidade e melhoria dos cursos da UFMG. “O programa atende demandas específicas das diversas áreas do conhecimento com a atualização de laboratórios de ensino de graduação, compreendendo que tais espaços desempenham papel determinante na permanência e na construção de aprendizagens socialmente relevantes”, afirma o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio

“Por meio desta chamada, cinco novos laboratórios de ensino serão criados na UFMG. Entre eles, o Laboratório de Bioarqueologia e Zooarqueologia, sediado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, que terá papel relevante na oferta do novo curso de graduação em Arqueologia, aprovado recentemente pelo Conselho Universitário”, complementa.

Proporcionalidade
O julgamento e classificação das propostas foram realizados pela Câmara de Graduação, com apoio do Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21). Em consonância com o edital, buscou-se, no julgamento, contemplar as três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências da Vida e Humanidades) e considerar a proporção de laboratórios de ensino de graduação, por unidade acadêmica, registrados por meio da consulta realizada pela Prograd em 2021.

Cabe recurso contra o resultado da chamada, por meio do Sistema de Fomento da Prograd, no prazo de dez dias corridos, a contar da data de hoje. As propostas apoiadas deverão ser executadas financeiramente, com apoio da Fundep, até agosto de 2024.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o Paleg é resultado de uma política que busca valorizar as atividades de graduação. “Mesmo com as limitações orçamentárias vivenciadas nos últimos anos, a Universidade não tem medido esforços para investir recursos naquilo que é essencial para o cumprimento de sua missão. E a formação de nosso estudante de graduação é prioridade absoluta”, destaca a reitora.

Mais informações podem ser encontradas na própria chamada ou solicitadas pelo e-mail bolsas@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-4058/6453/6449/3850.

Com Setor de Comunicação e Eventos da Prograd