Pesquisa e Inovação

Programa de desenvolvimento de negócios seleciona 'startups'

Com investimento da Fundep, BiotechTown é aberto a empresas que desenvolvem soluções em biotecnologia e ciências da vida

Estrutura lateral do BiotechTown
Prédio do BiotechTown em Nova LimaWadson Silva / Fundep

O BiotechTown, hub de inovação em biotecnologia e ciências da vida, está com inscrições abertas para apoiar startups na segunda edição do seu Programa de Desenvolvimento de Negócios. A iniciativa, que prevê aporte financeiro de R$150 mil para cada empresa selecionada, impulsionará seu crescimento por meio de planos individuais e customizados, metodologia especializada, networking e acesso a rede de parceiros.

As startups interessadas devem ter pelo menos um protótipo funcional ou produto mínimo viável já validado, podendo ou não estar em comercialização. Podem participar empresas que desenvolvem soluções em biotecnologia e ciências da vida voltadas preferencialmente ao bem-estar e à saúde humana, nas áreas de biotecnologia, Dispositivos e digital health. As inscrições ficam abertas até 18 de agosto e podem ser feitas pelo site do programa

De acordo com o professor Pedro Vidigal, CEO do BiotechTown, o programa surgiu para facilitar a vida dos empreendedores a apoiá-los a superar desafios de mercado. “Startups de biotecnologia e ciências da vida apresentam uma série de dificuldades para desenvolver os seus produtos. É necessário grande investimento em estrutura laboratorial, e muitos empreendedores desconhecem o ambiente regulatório. Isso cria obstáculos que impedem ou atrasam o seu desenvolvimento. A ideia é fornecer os recursos e dar apoio para o crescimento dessas empresas”, explica Vidigal.

Metodologia
Com metodologia exclusiva e validada, o Programa de Desenvolvimento de Negócios oferece suporte às startups em seu processo de profissionalização, inserção no mercado e crescimento sustentável. A partir da definição da estratégia, o desenvolvimento do negócio é orientado por metas, com acompanhamento individual das empresas para atender às suas necessidades específicas.

A equipe do BiotechTown é composta por especialistas em biotecnologia, empreendedorismo e inovação. A iniciativa também ajuda a estabelecer conexões com investidores, parceiros e clientes para criar oportunidades de negócios. 

Inaugurado no ano passado para conectar empresas, pesquisadores e investidores, o BiotechTown é fruto da parceria entre a Fundep, a Fundepar (gestora de fundos de investimentos especializada em negócios inovadores de alto impacto) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail businessdeveloper@biotechtown.com.