Institucional

Programa de Internacionalização da Pós-graduação inicia segunda etapa da seleção

Ao todo, 237 pedidos foram aprovados nas quatro modalidades do Capes Print/UFMG para análise de mérito

Vista aérea do prédio da Escola de Engenharia, no campus Pampulha
Vista aérea do prédio da Escola de Engenharia, no campus Pampulha Lucas Braga / UFMG

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) iniciou nesta segunda-feira, 13 de maio, a segunda etapa de seleção do Programa de Internacionalização da Pós-Graduação (Capes Print/UFMG). Ela consiste na análise de mérito dos projetos inscritos nas quatro modalidades de bolsa. Conforme especificado nos editais, a avaliação será realizada até 30 de maio, e o resultado, divulgado no dia 12 de junho.

Na última sexta-feira,10, a Pró-reitoria de Pós-graduação divulgou a lista final dos aprovados na fase de análise documental, após avaliação dos pedidos de reconsideração enviados pelos inscritos que apresentaram pendências na candidatura. Ao todo, 237 pedidos foram aprovados nas quatro modalidades do Capes Print/UFMG.

Na chamada Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), houve 93 aprovações. Na modalidade referente a Professor (a) Visitante Júnior/Sênior no Exterior (PVJE e PVSE), destinada a docentes em efetivo exercício na UFMG que desejam expandir suas pesquisas fora do país, foram 64 deferimentos. Na categoria Professor (a) Visitante do Exterior na UFMG (PVE), 45 inscrições foram deferidas. Por fim, na chamada Doutor com Experiência no Exterior (DEE), 35 propostas foram aprovadas.

Internacionalização estratégica
O Capes/Print visa selecionar projetos de internacionalização de universidades ou de institutos de pesquisa que tenham ao menos quatro programas de pós-graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, entre os quais deve haver, ao menos, dois cursos de doutorado.

O projeto tem o objetivo de fomentar a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das 36 instituições contempladas em todo o país. Além disso, pretende estimular a formação de redes de pesquisas internacionais para aprimorar a qualidade da produção acadêmica associada à pós-graduação.

Na UFMG, o projeto foi construído com base em quatro grandes temáticas –Sustentabilidade, manejo de risco e governança, Novas tecnologias e fronteiras da ciência, Saúde e bem-estar e Direitos humanos –, para as quais convergem propostas de 57 programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento.

O Print/UFMG visa desenvolver uma cultura de internacionalização da pós-graduação por meio de abordagem transversal que possibilite aos grupos propor iniciativas para discutir temas estratégicos de caráter interdisciplinar.