Formas de Ingresso

Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo divulga vagas de mestrado e doutorado

Três linhas de pesquisa serão contempladas; inscrições terão início em 11 de abril

As inscrições para nova seleção do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo estarão abertas de 11 de abril a 16 de maio de 2022. As pesquisas serão desenvolvidas na área de Teoria, produção e experiência do espaço. São 25 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado. Cinco vagas no mestrado e três no doutorado são reservadas a candidatos autodeclarados negros. As inscrições deverão ser feitas no site do programa

O programa se estrutura em três vertentes de estudo. Nas pesquisas da linha Planejamento e dinâmicas socioterritoriais, a abordagem vai recair sobre a produção do espaço de cidades e regiões metropolitanas e a atividade dos produtores desses espaços e suas interfaces. “Essa leitura é feita em diversos aspectos: evolução urbana, papel do Estado, gestão urbana e ambiental, entre outras”, conforme está explicado no edital.

No caso da linha de pesquisa Produção, projeto e experiência do espaço, o objetivo é o aprofundamento em questões da teoria e da prática da produção do espaço construído, “incluindo os processos de projeto, construção e interação espaço-usuários, com ênfase em tecnologias digitais avançadas”.

Os mestrandos e doutorandos também poderão focar em conhecimentos teóricos, na linha de pesquisa Teoria e história da arquitetura e do urbanismo, que abrange ainda suas relações com outras artes e ciências. Os estudos nesse campo vão privilegiar questões históricas, analíticas, teóricas e críticas, em perspectiva multidisciplinar.

Interior da Escola de Arquitetura da UFMG
Interior da Escola de Arquitetura da UFMG Lucas Braga | UFMG

Inscrições
O candidato deve preencher o formulário eletrônico de inscrição no site do programa e anexar os documentos exigidos pelo edital. O resultado da homologação das inscrições pelo Colegiado será divulgado no dia 24 de maio.

O processo de seleção para o doutorado divide-se em duas etapas: avaliação do projeto de pesquisa e avaliação qualitativa da trajetória acadêmica e profissional. No caso do mestrado, serão avaliados o desempenho em prova de conhecimentos de arquitetura e urbanismo e o plano de pesquisa.

A nota dos aprovados será a média aritmética das pontuações obtidas nas duas etapas. Em cada uma delas, é necessário que o candidato obtenha 70 pontos ou mais. O resultado final será publicado na página web do programa de pós-graduação, no dia 19 de julho.