Formas de Ingresso

Ciências do Esporte, da EEFFTO, recebe inscrições para mestrado e doutorado

Sessenta e oito vagas são oferecidas para os dois níveis do programa

Laboratório de Psicologia do Esporte (Lapes), do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE), que está ofertando 68 vagas para o mestrado e doutorado
Laboratório de Psicologia do Esporte (Lapes), que abriga atividades da pós-graduação em Ciências do EsporteReprodução | Site EEFFTO

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte (PPGCE), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFTO), recebe inscrições de candidatos ao mestrado e ao doutorado. 

Os interessados devem ser graduados em Educação Física ou áreas afins. As linhas de pesquisa são Análise de métodos para o desempenho humano e esportivo, Aspectos psicobiológicos do desempenho humano e Termorregulação, metabolismo e fadiga no exercício e treinamento

Mestrado
De acordo com o edital regular, são ofertadas, para o mestrado, 40 vagas –  24 para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. Conforme determina a política de ações afirmativas, nove vagas são destinadas aos candidatos autodeclarados negros (cinco para início no primeiro semestre).

O edital suplementar, por sua vez, prevê duas vagas (uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência) para cada semestre letivo de 2022.

As inscrições, que seguem abertas até 26 de fevereiro, devem ser encaminhadas para o e-mail ppgce@eeffto.ufmg.br. O cronograma para ingresso no segundo período letivo será divulgado posteriormente. 

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: correção da prova escrita sobre temas relacionados ao treinamento esportivo e avaliação da apresentação do pré-projeto e arguição oral. O resultado será divulgado no dia 17 de março, na página eletrônica do PPGCE

Doutorado
Para o doutorado, são ofertadas, durante o ano, 28 vagas, conforme consta em edital. Em razão do cumprimento da política de ações afirmativas, oito delas são destinadas aos candidatos autodeclarados negros. 

Já o edital suplementar oferece duas vagas (uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência). 

As inscrições, em regime de fluxo contínuo, podem ser feitas até 1° de outubro, pelo e-mail ppgce@eeffto.ufmg.br.

O processo de seleção terá avaliação do currículo, do pré-projeto de pesquisa e da apresentação oral do pré-projeto seguida de arguição. O resultado será divulgado no site da EEFFTO até 10 dias úteis após a realização da terceira etapa.