Institucional

Programa do ICA beneficia pessoas com deficiência e estudantes estrangeiros

Iniciativa, que visa à inclusão e permanência, inclui adaptações físicas e aulas de português, entre outras medidas

Oficina 'Sentidos e sentimentos' simula desafios cotidianos enfrentados por pessoas cegas
Oficina 'Sentidos e sentimentos' simula desafios cotidianos enfrentados por pessoas cegas Amanda Lelis / UFMG

Com o objetivo de acolher e possibilitar o convívio de ­pessoas com deficiência e estrangeiros na UFMG, o Instituto de ­Ciências Agrárias, em Montes Claros, iniciou neste ano o Pro-ICA: Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento. Ele reúne iniciativas que promovem a acolhida dessas pessoas desde a intenção de ingresso na universidade até a sua permanência no campus. O programa foi tema de reportagem publicada na edição 2.023 do Boletim UFMG.

A proposta é um desdobramento do projeto Somos todos diferentes - inclusão social e acessibilidade no campus Montes Claros, realizado desde 2016 e vinculado ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG. “Nosso objetivo é promover a inclusão da pessoa portadora de alguma deficiência. Esperamos transformar a vida do acadêmico, de forma que ele se sinta confortável e acolhido e tenha melhor aproveitamento nos estudos”, explica a professora do ICA e coordenadora do Programa, Claudia Regina Vieira.

O atendimento é feito de acordo com a demanda. A equipe intercede para melhoria da mobilidade ou para o acompanhamento individual em sala de aula, quando necessário. “Conversamos com os professores desse aluno, quando é necessário que se dê a ele uma atenção especial”, informa a professora.

Sony Franthiesco Caldeira tem 28 anos, cursa o terceiro período de Administração no ICA e é estagiário do Setor de Infraestrutura. Cadeirante, Sony viu, desde o seu ingresso, o campus passar por adaptações a fim de facilitar a mobilidade no espaço. “Isso já me deu a sensação de poder me deslocar sem depender dos outros, de liberdade, de que eu mesmo posso fazer o que preciso. Com as cotas para deficientes físicos, acredito que haverá mais demanda nesse sentido. O quanto antes a instituição puder se adequar às necessidades desse público, melhor para a UFMG e para o estudante”, analisa.

O diretor do ICA, Leonardo David Tuffi Santos, ressalta que a Universidade tem-se preparado ao longo dos anos para atender de forma ampla à comunidade. “É o primeiro ano em que recebemos alunos das cotas para pessoas com deficiência, o que é um desafio. A Universidade vem se preparando para acolher esses alunos, não só em relação à infraestrutura, mas também na questão pedagógica e didática, com ferramentas que possibilitem a eles cursar na plenitude as disciplinas e conteúdos previstos na matriz curricular de cada formação”, reforça o diretor.

Em março deste ano, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida esteve no campus Montes Claros para inaugurar duas plataformas elevatórias, adaptações implantadas no fim de 2017 para melhorar a acessibilidade no campus. As plataformas foram instaladas no bloco C, onde estão localizadas salas de aula, laboratórios, gabinetes de professores e o auditório de eventos, e no prédio da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Educar para a diferença
Novas demandas foram aparecendo, e o que era um projeto pontual se transformou em programa para contemplar outras questões, como as necessidades de estudantes com deficiência do ensino médio da rede pública de Montes Claros.

Essa vertente é trabalhada pelo Projeto Educar para a Diferença, que faz um levantamento nas escolas públicas de Montes Claros para identificar o perfil dos estudantes com deficiência e levá-los ao campus para conhecer as oportunidades oferecidas pela UFMG.

Outra demanda que passou a ser atendida pelo programa foi a de aulas de português para alunos, professores e visitantes estrangeiros do ICA, o que aumenta suas possiblidades de convívio social, de adaptação no país e seu desempenho nas aulas.

O trabalho de acolhimento realizado no ICA inclui eventos que transcendem a dimensão acadêmica. É o caso da oficina Sentidos e sentimentos: uma comunicação alternativa com a acessibilidade, que simula os desafios de mobilidade enfrentados cotidianamente por pessoas cegas. A atividade estimula o aprendizado por meio de vivências. A última edição da oficina foi realizada em 6 de maio durante o Domingo no Campus.

Infraestrutura
No primeiro semestre letivo de 2018, foram realizadas obras de infraestrutura para melhoria da acessibilidade no campus do ICA. As calçadas estão sendo reformadas para adequação à norma brasileira de acessibilidade (NBR 9050). 
O engenheiro civil e coordenador do Setor de Infraestrutura do ICA, João Victor Gonçalves Oliveira, explica as modificações. “A largura das vias foi aumentada, os passeios e inclinações ficaram mais acessíveis, condição complementada pela instalação do piso tátil. Inicialmente, estamos focando a área central do campus, onde é maior a circulação de pessoas, para depois avançarmos para as regionais mais periféricas”, relata João Victor. A estimativa é de que as obras estejam concluídas até novembro deste ano.

Também foram adaptados os banheiros do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA) e dos blocos C, D e B. Outra obra já finalizada foi a calçada de acesso aos Laboratórios Especiais. Inaugurados em 2016, os oito prédios que abrigam os laboratórios dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Agrícola e Ambiental ainda não possuíam calçadas de acesso. De acordo com João Victor, a próxima etapa será o melhoramento da estrada de acesso a essa região do campus. 

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros