Notícias Externas

Programa Noite Ilustrada recebe Flávio Renegado para discutir o Dia da Consciência Negra

Rapper falou sobre a importância da arte no combate ao racismo e sobre seu trabalho mais recente Negão Negra, em parceria com Elza Soares

Capa do single Negão Negra, de Flávio Renegado e Elza Soares
Capa do single Negão Negra, de Flávio Renegado e Elza Soares Foto: Divulgação

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Além de celebrar a memória de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra representa a busca por identidade, identificação ancestral e resistência para que as atrocidades contra o povo negro seja extinta.
A data começou a ser celebrada nos anos 1970 como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, figura fundamental na luta pela libertação do povo negro no período do Brasil Colônia. Ele era líder do quilombo Palmares e foi assassinado pelo governo no dia 20 de novembro de 1695. Em 2003, a data entrou como efeméride para o calendário escolar, mas só foi oficializada em âmbito nacional em 2011.
E essa temática é foco em diferentes expressões artísticas, como na música. Em agosto deste ano, Flávio Renegado e Elza Soares lançaram a música Negão Negra, um manifesto de resistência do povo preto. Ao longo da carreira, o rapper sempre tratou de questões sociais, políticas e raciais nos trabalhos e nas músicas. 

E para discutir sobre a importância da arte no combate ao racismo, o programa Noite Ilustrada do dia 20 de novembro recebeu em entrevista o rapper Flávio Renegado, que falou sobre o Dia da Consciência Negra, a luta antirracista e sobre seu trabalho mais recente.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Jaiane Souza 

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória