Notícias Externas

Programa Universo Literário celebra os 200 anos de Charles Baudelaire

Poeta é considerado um dos precursores do simbolismo e fundador da poesia moderna

Charles Baudelaire na década de 1860
Charles Baudelaire na década de 1860 Foto: Wikimedia Commons

Charles Baudelaire nasceu em Paris, em 1821. Sua carreira literária se inicia com a tradução, do inglês para o francês, da obra de Edgar Allan Poe, ganha destaque com a publicação de As Flores do Mal em 1857, que o solidifica como escritor, e, então, Os paraísos artificiais, em 1860. 

Sua literatura é envolta a uma simbologia do mal e ao universo boêmio, e foram esses traços presentes em As Flores do Mal que renderam ao poeta a fama de imoral, fazendo com que na segunda edição do livro fossem excluídos seis poemas. Referência em balancear tristeza e entusiasmo, o autor também é responsável pelo livro de ensaios O pintor da vida moderna, de 1863, e o livro de poemas em prosa O spleen de Paris, publicado postumamente em 1868. Baudelaire, ao lado de Walt Whitman, é reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia e é considerado também um dos precursores do simbolismo.

Para saber mais sobre o bicentenário do poeta Charles Baudelaire, o programa Universo Literário recebeu o professor de literatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Eduardo Veras.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória