Notícias Externas

Programa Universo Literário relembra vida e obra de Simone de Beauvoir

Este mês marca os 35 da morte da escritora, ativista e filósofa francesa, que influenciou significativamente os movimentos feminista e existencialista

Simone de Beauvoir em Pequim, 1955
Simone de Beauvoir em Pequim, 1955 Foto: Domínio público

A escritora, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social Simone de Beauvoir é até hoje considerada uma das pensadoras mais influentes da história da França. Ao longo de sua carreira, a autora escreveu romances, ensaios, biografias e monografias sobre filosofia, política e questões sociais. 

O livro O Segundo Sexo é ainda hoje um dos mais celebrados e importantes textos do movimento feminista, influenciando diretamente diversas pensadoras que seguiram o legado de Beauvoir. Ao lado de Jean-Paul Sartre, ela foi também uma das grandes expoentes do existencialismo, explorando em suas obras os dilemas da liberdade e da responsabilidade individual. 

O programa Universo Literário desta quarta-feira, 14, recebeu, em entrevista, a professora do Departamento de Filosofia da PUC Minas Magda Guadalupe dos Santos, que falou mais sobre Simone de Beauvoir.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alexandre Miranda