Pesquisa e Inovação

Programa Universo Literário se aprofunda no legado da escritora Maria Firmina

Primeira romancista negra do Brasil foi tema de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG

Úrsula, primeira publicação da autora, também é considerado o primeiro livro da literatura afro-brasileira
Úrsula, primeira publicação da autora, também é considerado o primeiro livro da literatura afro-brasileira Reprodução / Divulgação

No dia 5 de agosto, foi ao ar no programa Universo Literário uma entrevista com a escritora Karine Bassi, idealizadora do Prêmio Maria Firmina, a primeira premiação literária nacional destinada apenas a autores negros. Nesta quinta-feira, 12, o programa mergulhou na vida e na obra da figura que deu nome ao prêmio, a escritora Maria Firmina dos Reis.

Nascida em São Luís do Maranhão, em 1822, Maria Firmina foi a primeira romancista negra do Brasil. Além da escrita, atuou como professora, musicista, compositora e colaboradora de diversos jornais maranhenses. A obra é pioneira na crítica antiescravista e na denúncia das condições de desigualdade vividas pelos escravizados e pelas mulheres no século 19. 

Recentemente, a obra de Maria Firmina foi base para a pesquisa da professora Laísa Marra De Paula, doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG. A pesquisa resultou na tese A Narrativa de Maria Firmina dos Reis, que explora os modos pelos quais a obra da escritora articula os conceitos de nação e colonialidade. 

O programa Universo Literário desta quinta-feira, 12, abordou a vida, arte e o legado de Maria Firmina em entrevista com a pesquisadora Laísa Marra De Paula. 

Ouça a entrevista no Soundcloud.

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael