Notícias Externas

Programação do Itaú Cultural celebra o legado de Antônio Abujamra

Mostra 'Antônio Abujamra, a Voz do Provocador' reúne debates, peças teatrais e espetáculo musical, relembrando vida e carreira de um dos maiores nomes do teatro nacional

O diretor, ator e apresentador Antônio Abujamra
Diretor, ator e apresentador Antônio Abujamra Foto: João Caldas / Divulgação

Antônio Abujamra, apresentador do programa Provocações, da TV Cultura, era dono de um humor ácido e respostas rápidas que desconcertavam e retiravam todas as certezas dos convidados. Ele conduziu entrevistas memoráveis com nomes como Rubem Alves, Clodovil, Ariano Suassuna, Laerte, Rogéria, Monja Coen, Emicida, além de personagens anônimos, como pessoas em situação de rua e prostitutas. 

Abujamra também recitava, com grandes closes da câmera em seu rosto e uma alta carga dramática, versos de poetas como Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Anton Tchekhov, Bertolt Brecht, entre outros autores clássicos. Os trechos emblemáticos das suas declamações e perguntas desconcertantes formam hoje um imaginário coletivo na cabeça de diversos brasileiros que admiravam o apresentador, que era também diretor, filósofo, ator, pai, entre tantas outras coisas.

A fim de relembrar a vida e a carreira do artista, o Itaú Cultural receberá, até 28 de fevereiro, a programação Antônio Abujamra, a Voz do Provocador, composta de debates, abordando temas como a Companhia Os Fodidos Privilegiados, que Abujamra fundou na década de 90, peças teatrais, como O Veneno do Teatro, que Abujamra interpretou por dez anos, e o espetáculo musical Abujamra Presente, de André Abujamra.

No programa Noite Ilustrada desta quinta-feira, 18, a diretora, encenadora e sobrinha do artista, Márcia Abujamra, falou sobre a programação em homenagem ao tio.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Isadora Oliveira e Maron Filho, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alexandre Miranda