Programação on-line marca edição 2020 da Jornada de Extensão

Evento será realizado no dia 7 de julho; protagonismo estudantil na pandemia é um dos eixos das discussões

Atividade presencial
Atividade do Carro Biblioteca antes da pandemia: projeto Rádio Janela leva música, cultura e informação a comunidades de Belo Horizonte em tempos de isolamento social  Arquivo Carro Biblioteca / ECI

InterAção: UFMG + comunidade enfrentando os desafios de 2020 é o tema da 19ª Jornada de Extensão da UFMG. O tradicional encontro de estudantes, docentes, técnicos e comunidades será realizado a distância, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), na próxima terça-feira, 7 de julho, das 15h às 17h.

As atividades são abertas ao público, mas os participantes interessados em obter certificado deverão se inscrever até o dia do evento, por meio de formulário.

Um dos destaques da programação será a apresentação de professores e alunos do Centro de Musicalização Integrado (CMI), órgão vinculado à Escola de Música. O CMI tem oferecido, na quarentena, atividades lúdicas e eventos de formação musical para crianças e adultos, utilizando plataformas digitais como Instagram e YouTube.

A partir das 15h15, estudantes que participam de projetos e programas compartilharão com o público suas experiências extensionistas. Representando a Clínica de Direitos Humanos(CdH), vinculada à Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) da Faculdade de Direito, Luiza Nestor vai apresentar trabalho de gestão e organização de atividades virtuais em defesa e promoção de direitos de populações vulneráveis.

A bolsista Luana Bozi, participante do Carro Biblioteca, da Escola de Ciência da Informação (ECI), vai apresentar o recém-lançado projeto Rádio Janela. Durante o isolamento social, a iniciativa leva música, cultura e informação a comunidades de Belo Horizonte que, normalmente, são atendidas in loco pelo programa.

No campo da saúde, a doutoranda Isabela de Caux Bueno, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG, vai falar de sua participação em projeto de apoio a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que trabalham na linha de frente do combate à covid-19 nos municípios de Minas Gerais. “O projeto vem possibilitando a integração entre ensino e serviços de saúde, apoiando a organização da APS em municípios parceiros”, ressalta Isabela. A ação, coordenada pelos professores Francisco Lana e Alexandra Dia, é vinculada ao programa Ações integradoras no âmbito da Atenção Primária à Saúde, da Escola de Enfermagem.

Página oficial
Outra novidade é o lançamento do site oficial do evento, que, desde 2011, é promovido pela Pró-reitoria de Extensão. Antes mesmo da pandemia e das atuais demandas por serviços, eventos e atividades on-line, a Proex havia assumido o desafio de desenvolver uma página própria para a Jornada, que pudesse funcionar como ferramenta de comunicação personalizada e atraente.

Na página, estudantes, bolsistas, professores, técnicos e coordenadores terão acesso a todas as novidades do evento, programação, integração com sistemas de inscrição e de certificado, informações, notícias, imagens e vídeos.

Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação da Proex