Institucional

Programas de apoio da pós-graduação divulgam resultados de chamadas

Oitenta propostas serão contempladas com recursos próprios da UFMG

Doutoranda em laboratório do ICB:
Doutoranda em laboratório do ICB: apoio financeiro à participação em missões técnicas Lucas Braga / UFMG

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) divulgou, nesta quinta-feira, dia 20, o resultado de chamadas de apoio financeiro a mestrados profissionais, a doutorandos e a docentes com perfil júnior.  Ao todo, 80 propostas foram contempladas com recursos próprios da UFMG. Os valores previstos nos três editais chegam a R$ 250 mil.

O Programa de Apoio aos Mestrados Profissionais (Pamp) tem o objetivo de fomentar a presença de professores visitantes nos cursos dessa modalidade na UFMG, para missões de ensino e pesquisa de curta duração. Propostas de cinco cursos foram aprovadas, e dez docentes de outras instituições participarão de atividades na Universidade.

Quarenta e sete propostas foram contempladas no Programa de Apoio a Doutorandos (Pado), que oferece apoio financeiro à participação de doutorandos em missões técnicas e apresentação de trabalhos em eventos científicos no país e no exterior. Viés semelhante tem o Programa de Apoio a Docentes com Perfil Júnior (Padoc Jr.), que oferece suporte financeiro a professores com até sete anos de doutoramento que queiram apresentar trabalhos científicos no país e no exterior. Vinte e três professores tiveram seus pleitos aprovados.

Os três programas surgem em um momento em que as atividades acadêmicas são fortemente impactadas pela retração de recursos. “Mesmo com dificuldades orçamentárias, procuramos atender aos programas e pesquisadores com menos acesso a fontes de financiamento e que precisam de mais suporte para se consolidarem”, afirma a pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Silvia Alencar.

Segundo ela, a intenção é transformar as iniciativas em programas permanentes, com dotação orçamentária definida e abertura de duas ou três chamadas anuais. “Esta primeira edição teve um caráter mais exploratório. Procuramos ouvir as demandas dos grupos, como a dos mestrados profissionais, que reivindicavam a presença de docentes com outras experiências, e dos próprios professores mais jovens", justifica Silvia Alencar.

Recursos poderão ser interpostos até 30 de setembro, e o resultado final será divulgado em 1º de outubro.