Programas de estágio oferecem 834 vagas para estudantes da licenciatura

Parceria com a Capes prevê atuação em escolas da rede pública

Programas visam inserir estudantes da licenciatura na sala de aula
Programas visam dar aos licenciandos experiência em sala de aulaMarcos Santos/USP Imagens

Estão abertas as inscrições para participação nos programas Residência Pedagógica (RP) e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de estágios curriculares supervisionados. O objetivo é promover a imersão dos graduandos em licenciatura em escolas de educação básica.

Serão ofertadas 834 vagas – 474 do Pibid, dirigido a alunos que cumpriram até 60% da carga horária do curso, e 360 do RP, destinado a estudantes que já cursaram pelo menos 50% da carga horária. As inscrições vão até o dia 20 de junho, para o Pibid, e 22 de junho, para o RP.

O Pibid é aberto a licenciandos que não acumulem bolsas de outros projetos e que disponham de pelo menos 32 horas mensais para dedicar às atividades. São oferecidas vagas em 16 Núcleos de Iniciação à Docência, vinculados às licenciaturas em artes visuais e dança (30 vagas); ciências biológicas (30), ciências sociais (30); música e teatro (30); educação física (30); física (30); geografia (30); história (30); letras/língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola (30); educação no campo (60); formação intercultural indígena (54); matemática (30); química (30); pedagogia/educação infantil, anos iniciais, EJA (30). As atividades desenvolvidas no Pibid poderão ser contabilizadas como AACC ou PCC (Prática como Componente Curricular).

De acordo com a classificação, os aprovados poderão receber bolsas de R$400 ou ser convidados a atuar como voluntários.

Residência Pedagógica
O Programa Residência Pedagógica substitui o estágio curricular obrigatório. É necessário dispor de 440 horas (em 18 meses) para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica e não acumular bolsas de outros projetos.

Há vagas para 10 cursos: licenciatura em artes (30 para música e 30 para dança); matemática (30); física (30); pedagogia (60); letras (30 para língua portuguesa e 30 para língua inglesa); educação física (30); geografia (30); educação no campo (30); história (30).

Assim como no Pibid, os mais bem classificados receberão bolsas de R$400 e os demais participarão como voluntários.

Em ambos os programas, os estágios terão vigência de 18 meses, a partir de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comfor@proex.ufmg.br e nos colegiados dos cursos.