Institucional

IEAT recebe inscrições para os programas professor residente, cátedras e grupo de pesquisa

Iniciativas terão início no segundo semestre

Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha da UFMG, onde fica localizado o IEAT
Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha da UFMG, sede do IEAT Portal IEAT

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) está recebendo inscrições para três programas: Professor Residente (até 23 de março), Cátedras Fundep/IEAT e Grupo de Pesquisa do IEAT (ambos aceitam inscrições até 3 de abril).

O programa Professor Residente oferece seis vagas destinadas a pesquisadores das áreas de Humanidades, Letras e Artes e Ciências da Vida, com especialidade em Saúde e Ciências da Natureza e Tecnologias (consulte o edital). Os interessados devem enviar mensagem para o e-mail editais@ieat.ufmg.br, com o assunto Candidatura Programa Professor Residente 2/2020 e o nome do candidato. Deverão ser anexados ofício de encaminhamento, formulário de inscrição, cópias de três trabalhos publicados pelo candidato, projeto de pesquisa completo e carta de anuência do departamento (ou documento equivalente). A seleção será feita em duas etapas: avaliação dos projetos e apresentação da proposta ao Comitê Diretor do IEAT. Para participar, é necessário ser professor da UFMG e exercer atividades voluntárias na Universidade com contribuição na formação de recursos humanos e produtividade em atividades de pesquisa.

Os professores residentes participam dos eventos promovidos pelo IEAT (conferências, seminários, workshops), ministram palestras, lecionam uma disciplina aberta a alunos de graduação e pós-graduação relacionada ao trabalho desenvolvido e, ao fim do período de residência, apresentam relatório sobre a experiência. O início do programa está previsto para o segundo semestre de 2020. Dúvidas poderão ser esclarecidas no site do IEAT.

Cátedras
No programa de cátedras, pesquisadores ou grupos de pesquisa da UFMG poderão indicar docentes que tenham título de doutor e atuação em área de trabalho com potencial transdisciplinar. Os candidatos deverão providenciar formulário de indicação, currículo, cópias de três trabalhos publicados e a proposta de uma programação das atividades a serem realizadas. A documentação também deve ser enviada para o e-mail editais@ieat.ufmg.br, com o assunto Candidatura Cátedra Fundep 2/2020 e o nome do indicado. A mensagem  deverá conter documentação referente ao catedrático anfitrião, como carta e formulário de indicação, projeto de pesquisa, currículo e declaração de concordância com a programação proposta pelo visitante.

De acordo com o edital, além de desenvolver atividades de caráter transdisciplinar, o anfitrião deverá ter experiência na área e apresentar projeto que envolva distintos grupos de pesquisa de dentro ou fora da UFMG. As cátedras serão implementadas de agosto de 2020 a junho de 2021. O IEAT concederá apoio logístico e pagamento de diárias no valor de R$ 1 mil para os visitantes selecionados e R$ 850 para os catedráticos residentes no IEAT.

O objetivo do programa de cátedras é promover o contato entre pesquisadores da UFMG e estudiosos de referência internacional, apoiar a transdisciplinaridade e estimular a internacionalização da UFMG. Para mais informações, acesse o link.

Impacto social
O programa de apoio aos grupos de pesquisa (veja edital) selecionará projetos de potencialidade transdisciplinar, centrado em questões atuais e com impacto social. Assim como nos outros processos seletivos, os interessados deverão apresentar suas propostas pelo endereço editais@ieat.ufmg.br, enviando projeto de pesquisa e currículo dos principais integrantes da proposta, preferencialmente no modelo Lattes/CNPq.

O grupo de pesquisadores inscritos deverá incluir professores da UFMG que atuam em pelo menos duas grandes áreas do conhecimento (entre Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida, incluindo Saúde, e Ciências da Natureza, incluindo Tecnologia) e poderá incorporar também pessoas de outras instituições.

A finalidade da iniciativa é incentivar a aproximação de pesquisadores e articular temas de diferentes áreas do conhecimento. Consulte outras informações.