Coletivo Indisciplinar funde dança e artes visuais

O coletivo é formado por alunas da EBA, que vão ministrar oficina e farão performance nesta semana, no Centro Cultural UFMG

Julias Bernardes e Bianca Sanches no palco
Julias Bernardes e Bianca Sanches em apresentação no LevearteArquivo pessoal

O Coletivo Indisciplinar, formado por Bianca Sanches e Julia Bernardes, alunas da Escola de Belas Artes da UFMG, promove, nesta semana, dois encontros que buscam expressar suas experiências de artistas-educadoras e ressaltar as confluências entre a dança e as artes visuais. Os eventos são destinados aos interessados em investigações e experimentações sobre estudos interdisciplinares, artistas do corpo e da imagem.

Na quinta, dia 23, será realizada a oficina Um dia, quatro horas: um corpo entre a Dança e as Artes visuais, no Centro Cultural da UFMG, às 14h. Por meio de experiências plásticas-sensoriais, de escrita, desenho, movimento, voz e observação, cada participante será convidado a visitar, construir e inventar fragmentos de suas lembranças e histórias em um processo de criação de paisagem coletiva na qual os sentidos, os tempos e as narrativas se diluem e se atravessam.

Os participantes deverão levar um objeto de sua casa para o encontro, com o objetivo de compartilhar suas histórias e afetos. São 20 vagas, gratuitas, que podem ser preenchidas por pessoas com idade mínima de 16 anos. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário específico.

Performance
No sábado, dia 25, as alunas do Departamento de Artes farão a performance Um dia, quatro horas, originária das investigações sobre as práticas-poéticas do habitar e dos diferentes estados de presença de um corpo. A cena, inspirada nas memórias da infância de cada artista, é construída pelo diálogo entre a dança e as artes visuais em uma composição plástico-sensorial, na qual fragmentos do passado são revisitados e diluídos na experiência do espaço-tempo presente. “A performance propõe uma ocupação total do espaço, onde não existe lugar definido para o público e para as artistas", resume Julia Bernardes.

A apresentação terá início às 19h, também no Centro Cultural UFMG, com classificação etária livre. Não haverá cobrança de ingressos, mas a organização do espetáculo aceitará contribuições voluntárias.

Residências artísticas
O Coletivo Indisciplinar iniciou suas atividades neste ano por intermédio do programa de residências artísticas do Centro Cultural UFMG. Ele já se apresentou no Festival Doras 2019, realizado na Casa Híbrido e no Levearte, no Centro de Referência da Juventude. Além disso, ministrou as oficinas Um lugar para corpo um, na Escola de Belas Artes, e Um dia, duas horas: um corpo entre a dança e as artes visuais, durante o evento Levearte, promovido pelo curso de Dança da UFMG.